Publicidade

Google remove 46 aplicativos de desenvolvedora chinesa da Play Store

Por| 29 de Setembro de 2019 às 21h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Silenciosamente, a Google excluiu 46 aplicativos da Play Store, pertencentes à desenvolvedora iHandy, da China. Foram removidos apps de categorias de foto, segurança, antivírus, teclado, horóscopo, emojis e saúde, todos sendo baixados milhões de vezes. No entanto, oito apps da empresa ainda estão ativos na loja da Google.

O motivo da remoção não está claro, pois a iHandy ainda não respondeu o contato da imprensa norte-americana para mais esclarecimentos. Porém, um executivo da desenvolvedora contou ao BuzzFeed que a ação foi inesperada e que estão tentando descobrir a razão.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez em que a Google removeu aplicativos chineses da sua loja, e o motivo se refere à preocupação com as práticas das desenvolvedoras do país.

Continua após a publicidade

Um porta-voz da Google afirmou, na sexta-feira (27), que a Google Play visa oferecer a melhor experiência a seus usuários, por isso proíbem anúncios que sejam classificados como fraudulentos ou perturbadores. "Quando essas violações são encontradas, nós tomamos uma ação", disse.

As normas de uso da loja de apps no Android dizem que aplicativos fraudulentos são aqueles que imitam a interface de usuário de algum app ou um sistema de notificação, e que os perturbadores são os que contam com anúncios que ocupam a tela inteira, interferindo no uso normal do aplicativo, e sem oferecer uma forma de dispensar essa exibição.

A iHandy nasceu em 2008 e se tornou uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo. Em 2016, a companhia se estabeleceu no Vale do Silício, ao lado de diversas outras empresas de tecnologia.

Fonte: CNET