Publicidade

Google reformula Play Store com resumos de IA e filtros para games

Por  | 

Compartilhe:
Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

O Google anunciou uma série de novidades para a Play Store, a loja de aplicativos do Android. Além dos resumos gerados por IA, lançados no primeiro semestre deste ano, a plataforma também ganhou novos filtros de interesse que ajudam a personalizar a recomendação de games.

O que muda na Play Store

Confira algumas novidades anunciadas pelo Google para a loja de apps nesta quarta-feira (24):

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

IA integrada à loja

A empresa já usa a IA do Gemini para criar resumos com base nas avaliações da comunidade e separar uma lista de destaques dos apps na loja. Agora, o Google anunciou que a ferramenta também poderá ser usada para comparar dois aplicativos diferentes na mesma categoria.

O objetivo é abastecer o usuário com a maior quantidade possível de informações para tomar a decisão final na hora de baixar um software da loja. No caso de um editor de fotos, é possível ver a quantidade de filtros disponíveis e outras ferramentas para manipular fotos, por exemplo.

Recomendações de Games

A seção de games da Play Store ganhou um novo conjunto de filtros por categorias de jogos: é possível escolher por gêneros como ação, aventura, RPG e esportes. Após a seleção, a loja cria uma aba “Baseado em seus interesses” e mostra recomendações personalizadas. 

A Gigante de Mountain View também confirmou que vai liberar uma opção para jogar mais de um jogo ao mesmo tempo no Google Play Games para PC nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

Novidades em outros países

Alguns recursos chamam a atenção, mas inicialmente não chegam ao Brasil. No Japão, por exemplo, o Google lançou uma seção especial para quadrinhos com curadoria de lançamentos, prévias e eventos ao vivo.

Nos EUA, a Play Store lançou o recurso “Collections” (“Coleções”, em tradução livre), que cria um painel para concentrar ofertas e novidades dos apps que já estão instalados no aparelho. O recurso pode ser encontrado na própria loja ou em widget na tela inicial. 

Continua após a publicidade

As ferramentas de resumos de IA e recomendações de games, por outro lado, foram anunciadas para o mundo inteiro e devem ser distribuídas a partir das próximas semanas.