Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google está perto de lançar sua versão do AirDrop para Android

Por| 13 de Janeiro de 2020 às 23h30

Link copiado!

medium
medium
Tudo sobre Google

Quem tem dispositivos da Apple conhece o recurso conhecido como AirDrop, que é o compartilhamento sem fio de conteúdo para aparelhos próximos. Embora o Android conte com algumas soluções semelhantes, a maioria funciona como apps, e não de forma embutida em sistemas — o que poderia torná-las mais rápidas e eficientes. O Google já havia acenado com a chegada de sua versão, batizada inicialmente de Fast Share (“Compartilhamento Rápido”), mas nada mais foi dito desde novembro do ano passado.

Isso muda agora, segundo uma nova descoberta feita pelo pessoal do XDA Developers, que costuma destrinchar códigos de gigantes da tecnologia em busca de novidades. O Fast Share foi flagrado com outro nome, Nearby Share (“Compartilhamento Próximo”) — o que pode ser uma boa, pois o objetivo é mesmo oferecer o envio de conteúdo nas proximidades dos smartphone, e exatamente velocidade dessa ação.

Assim como o Android Beam, que era (de forma muito limitada) a funcionalidade parecida com o Airdrop oferecida pelo Google, o Nearby Share deve utilizar Bluetooth para fazer o pareamento inicial. Depois da comunicação estabelecida, a troca de arquivos passa a acontecer por meio da conexão Wi-Fi — o Android Beam usava o Bluetooth para todo o processo, o que o deixava muito lento.

Continua após a publicidade

Vale destacar que várias fabricantes chinesas, como a OPPO, a Vivo e a Xiaomi, já vinham trabalhando em suas próprias versões do AirDrop, em uma aliança que permitirá a comunicação para troca de arquivos entre seus dispositivos. O Nearby Share ainda não foi confirmado oficialmente e pouco se sabe sobre sua data de lançamento — e se será atualizado via Google Play Services ou somente no Android 11. Mas como a novidade já pode ser vista nos códigos, isso indica que sua estreia estaria bem próxima do mercado.

Fonte: XDA Developers