Google deve apostar de novo em controle por gestos no Android Q

Por Se Hyeon Oh | 23 de Abril de 2019 às 09h57

Todos os anos a Google lança uma nova versão do Android e, com ela, vários novos recursos são adicionados. Este ano, a versão Q parece que trará funções interessantes como o modo escuro, novos controles de privacidade e muito mais. Considerando que, na versão Pie, a gigante das buscas foi bastante criticada pelo funcionamento dos controles de gestos, havia a expectativa de que ela melhoraria essa característica e, conforme verificado pelos membros do XDA Developers, que destrincharam os códigos-fonte do Android Q beta para o Pixel 2 XL, há sim indícios dessa atualização.

O usuário paphonb, após executar alguns comandos ADB (sigla para Android Debug Bridge, usada para realizar o debug de várias partes de aplicações ou do sistema), gravou um vídeo em que mostra o funcionamento do novo gesto de “voltar”.

Ao deslizar o dedo da extrema esquerda ou direita da tela, é mostrado uma pequena seta, que indica que será realizado o retorno para uma página anterior, tal qual acontece no iOS da Apple, EMUI da Huawei ou na MIUI da Xiaomi. No momento, ele não executa nenhuma ação de fato, mas parece certo que, na versão final do Android Q, o gesto desempenhará a função de “voltar”.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra mudança interessante notada pelo usuário é a alteração da cor da barra de navegação. Conforme pode ser visto no vídeo abaixo, a barra de navegação, que fica no ponto mais baixo da tela, acaba mudando de cor de acordo com a cor de fundo, permitindo que ela fique sempre à mostra.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.