Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google celebra 10 anos do Android no Brasil: relembre todas as versões do SO

Por| 26 de Novembro de 2019 às 10h37

Link copiado!

Google celebra 10 anos do Android no Brasil: relembre todas as versões do SO
Google celebra 10 anos do Android no Brasil: relembre todas as versões do SO
Tudo sobre Google

*Colaborou: Felipe Ribeiro

O sistema operacional mobile mais popular do mundo completa nesta terça-feira, 26 de novembro, 10 anos no Brasil. O Android equipa, também no nosso país, a maior parte dos celulares, com uma interface rápida, fácil e que, por sua estrutura baseada em Linux, permite que os desenvolvedores possam criar uma infinidade de aplicativos para os usuários.

Mas será que você se lembra de todas as versões já lançadas do Android? Não se preocupe, vamos te ajudar agora mesmo. Que comece a viagem no tempo:

Cupcake (Android 1.5)

Continua após a publicidade

Essa, na verdade, não foi a primeira versão do Android lançada. Ela é a terceira versão; contudo, a primeira a inaugurar o padrão de se adotar nomes de sobremesas para o sistema. Liberado em abril de 2009, o Cupcake abriu as portas para que dispositivos Android chegassem com telas inteiramente sensíveis ao toque, graças à introdução do teclado virtual. Até então, a "moda" eram os smartphones com teclado físico, com Nokia e BlackBerry dominando este mercado.

Também chegaram nesta versão os widgets de apps para a tela inicial, além de pastas para organizar os aplicativos. O Cupcake foi substituído rapidamente, em 15 de setembro do mesmo ano, pelo Android Donut (1.6), que, por sua vez, tornou mais fácil pesquisar conteúdos do smartphone e da web. Com ele, chegou a caixa de pesquisa rápida do Android, além de suporte a diferentes densidades e tamanhos de tela.

Eclair (Android 2.0)

Continua após a publicidade

No mês seguinte, em 26 de outubro de 2009, chegou o Android Eclair com a navegação pelo Google Maps e reconhecimento de fala para textos em e-mails e mensagens. Chegaram também os live wallpapers.

Froyo (Android 2.2)

Continua após a publicidade

Essa versão chegou em 20 de maio de 2010, levando os recursos de voz do Android a um outro nível com as ações de voz, que permitiam a execução de funções do smartphone por meio de comandos de voz.

Gingerbread (Android 2.3)

Já em 6 de dezembro de 2010 foi lançado o Gingerbread, com recursos de gerenciamento de bateria que informavam exatamente como o dispositivo estava usando a bateria, desde o brilho da tela a aplicativos ativos.

Continua após a publicidade

Honeycomb (Android 3.0)

Essa versão chegou em 22 de fevereiro de 2011, trazendo um layout maior e suporte a animações sofisticadas, aproveitando ao máximo as telas maiores dos tablets. Essa versão ficou marcada como a primeira destinada a diferentes formatos de dispositivos.

Ice Cream Sandwich (Android 4.0)

Continua após a publicidade

Em 19 de outubro do mesmo ano, chegou o Ice Cream Sandwich. A versão simplificou o design do Android e trouxe novos recursos, como pastas de aplicativos redesenhadas, além de uma bandeja de favoritos e widgets. Também foi aqui que chegou a conectividade NFC.

Jelly Bean (Android 4.1)

Continua após a publicidade

9 de julho de 2012 foi quando o Jelly Bean começou a chegar, trazendo o Google Now como um precursor do Google Assistente. O Now permitia obter informações rápidas sobre o clima, por exemplo, tudo em tempo real assim como acontece hoje com o Assistente.

Aqui, as notificações ficaram mais ricas, permitindo a expansão da janela para exibir mais notificações de uma só vez.

KitKat (Android 4.4)

Continua após a publicidade

Já o KitKat começou a ser liberado em 15 de janeiro de 2014, unindo a utilidade do Google Now com melhorias na tecnologia de voz, aliando o melhor dos dois mundos. Assim, o usuário começou a dar comandos de voz para que o Now fosse capaz de fazer ainda mais ações com o comando "Ok Google".

Lollipop (Android 5.0)

O Lollipop chegou no dia 3 de novembro de 2014, reunindo as novidades em funcionalidades do KitKat, mas trazendo o Material Design ao Android. Uma transparência totalmente nova facilitou a navegação pelo dispositivo.

Continua após a publicidade

Marshmallow (Android 6.0)

E então, em 5 de outubro de 2015, chegou o Marshmallow, que representou outro próximo passo para a criação do Assistente como o conhecemos. O Now, aqui, foi aprimorado, permitindo simplesmente tocar e segurar o botão "home" para acioná-lo — eliminando a necessidade de se abrir manualmente o aplicativo para tal.

Chegaram aqui novos recursos de economia de bateria; entre eles, um que colocava automaticamente o dispositivo em estado de repouso quando em inatividade, e o App Standby, que limitava o impacto de apps usados com menos frequência na vida da bateria.

Continua após a publicidade

Nougat (Android 7.0)

Esta versão, que ainda é bastante popular, chegou em 22 de agosto de 2016. O Nougat melhorou a maneira de se usar o smartphone, adicionando várias janelas para permitir a execução de apps lado a lado, além de respostas instantâneas por meio das notificações, tamanho de exibição ajustável para melhor acessibilidade e melhor economia de dados, limitando a quantidade de dados usados por apps em segundo plano.

O Modo VR chegou aqui também, possibilitando experiências de realidade virtual para apps, e chegaram ainda 63 novos emojis — todos com seis opções de tons de pele.

Continua após a publicidade

Oreo (8.0)

Em 21 de agosto de 2017, a Google revelou o aguardadíssimo Oreo ao mundo, que introduziu formas ainda mais simples de navegar em tarefas no smartphone (como o preenchimento automático para o acesso rápido de apps e o modo picture-in-picture). Com o Oreo, a experiência Android foi simplificada ainda mais graças a uma melhor coesão visual e gestos mais fáceis (como o deslizar da tela inicial para ver todos os aplicativos).

E foi no Oreo em que a Google introduziu a versão Go do Android, otimizada especificamente para dispositivos de entrada que têm especificações mais simples. Dessa maneira, usuários "novatos" podem ter uma experiência Android rápida e poderosa, mesmo sem gastar muito dinheiro em um aparelho.

Pie (Android 9.0)

Encerrando o momento "vale a pena ver de novo", temos, então, o Android Pie, que chegou em 6 de agosto de 2018. Com esta versão, o sistema trouxe novas formas de o usuário controlar o seu bem-estar digital, descobrindo exatamente quanto tempo gasta em cada app e podendo configurar um temporizador para limitar o uso de determinados apps "viciantes".

O sistema, equipado com inteligência artificial, também aprende com o usuário e prioriza a energia da bateria para os apps mais usados, bem como aqueles que a IA identifica que você possa usar em breve.

Android 10 (Android 10)

Acabaram as sobremesas. O Google decidiu acabar com os nomes fofinhos e deliciosos que víamos nos sistemas anteriores para reformular de vez a identidade do seu SO. Além do nome, as novidades de maior destaque desta versão do Android ficam por conta do suporte nativo à conexão 5G e smartphones dobráveis, navegação por gestos aprimorada, modo noturno nativo para o sistema, análise prévia de links enviados por meio dos aplicativos, além de novas features de acessibilidade, como a conversão de voz para textos dentro dos vídeos e em aplicativos.

O Canaltech, inclusive, fez um vídeo com um panorama geral do SO:

Fonte: Google