Google adiciona ferramentas de Linux em nova atualização do Chrome OS

Por Wagner Wakka | 28 de Junho de 2019 às 14h56
Divulgação
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google soltou nesta quarta-feira (26) a versão 75 do Chrome OS, para Chromebooks. As novidades incluem compatibilidade com apps em Linux, mudanças parentais e algumas novas funcionalidades para desenvolvedores.

A principal mudança aqui é que o Linux no ChromeOS agora permite acesso a aparelhos Android via USB e conexões em VPN. Isso significa que, agora, um desenvolvedor pode debugar APKs usando um aparelho Android conectado ao Chromebook por USB.

Outra maneira é usar VPNs do Android ou Chrome OS para ter acesso a aplicações do Linux, também facilitando a vida de desenvolvedores.

Outra novidade para desenvolvedores é que o Google permite criar outras experiências em sites, como notificações em push e sincronização em plano de fundo.

Para o usuário, há poucas mudanças. A primeira delas é visual, sendo que a página de nova aba conta com uma barra de busca do Google mais limpa, com sobra e um ícone de busca em azul no lado esquerdo.

À direita, a nova versão da barra de buscas no Chrome OS 75 (Foto: Captura/Chrome)

Para privacidades, também agora é possível criar uma senha de segurança para o seu número PIN, não permitindo que alguém que tenha acesso ao seu computador, possa simplesmente mudar essa senha.

Outra novidade é uma ferramenta de scroll mais refinado. A ideia é que, quando você tiver uma imagem com rolagem lateral, seja possível passar usando o botão do seu mouse, travando em cada imagem por vez.

O mecanismo se chama Scroll Snap Stop e oferece aos desenvolvedores a possibilidade de escolher onde que a barra vai parar de acordo com a rolagem lateral. Isso é especialmente eficiente para quando há um carrossel com várias fotos de tamanhos diferentes. A empresa já divulgou exemplos de como esta ferramenta funciona em seu site.

Movimentação permite centralizar a foto sempre na rolagem laterial (Foto: Captura/Chrome)

Por fim, agora há também mais opções em controle parental e um Google Assistente com opções de limitação para crianças.

A atualização já está disponível e deve aparecer automaticamente para usuários com Chrome OS.

Fonte: Chrome

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.