Como usar múltiplas contas simultaneamente em quase todos apps no Android

Por Dimitri Pereira

Se você possui mais de uma conta Google, ou mais de um perfil no Facebook ou Instagram, ou dois números diferentes no Whatsapp, saiba que com o uso de um aplicativo você pode alternar rapidamente entre dois ou mais registros quando for se conectar a uma conta. Poucos softwares oferecem uma ferramenta própria.

Existe um serviço disponível na Google Play Store que possibilita essa situação e promete acabar de vez com o problema de acessar contas diferentes em determinados aplicativos. O nome dele é Parallel Space, que é um software completamente gratuito capaz de criar uma cópia de praticamente qualquer aplicativo instalado em seu smartphone e executá-lo em paralelo com a versão original, o que permite que duas contas do mesmo aplicativo funcionem simultaneamente.

O software, que é compatível com qualquer aparelho que esteja equipado com a versão 4.0.3 ou superiores do Android, pode ser baixado aqui.

A interface do aplicativo é muito simples e fácil de ser utilizada. Confira então a seguir como utilizá-lo para gerenciar contas em redes sociais, jogos, serviços online e outras ferramentas.

Instale e abra o app em seu smartphone. As primeiras telas vão exibir algumas informações sobre o aplicativo. Deslize as telas para a esquerda, até que apareça o botão "Começar" na parte inferior da tela.

parallel space

Duplicando aplicativos

Depois de conferir sugestões de alguns softwares e tocar no botão "Começar", uma tela com diversas opções de aplicativos vai aparecer. Você pode escolher uma delas e tocar sobre o app. Caso não ache o que deseja duplicar, toque sobre o botão "Mais" representado pelos três pontinhos para abrir o menu com todas as opções disponíveis.

parallel space

O aplicativo escolhido será inserido em uma espécie de launcher e, tocando sobre o seu ícone, você abrirá a versão duplicada e poderá configurá-la com a sua outra conta (segunda imagem acima). Além do mais, ao manter o dedo sobre o ícone do novo aplicativo duplicado, você poderá enviá-lo para a tela principal do seu smartphone, criando um atalho personalizado (terceira imagem acima).

Mais configurações

Tocando sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito do Parallel Space, você abre o menu de opções do aplicativo e pode configurá-lo de acordo com a sua necessidade. Você pode, por exemplo, desabilitar as notificações dos aplicativos duplicados, como pode também adicionar uma senha ao launcher (impedindo que outras pessoas acessem os apps configurados nas contas múltiplas).

parallel space

Nesse mesmo menu o usuário consegue também acessar um gerenciador de tarefas do próprio Parallel Space e administrar o espaço em disco ocupado pelos apps duplicados.

O que ocorre é que o Parallel Space cria uma espécie de máquina virtual em seu smartphone, o que faz uso de bastante memória RAM.

Pronto! Com esse aplicativo você pode agora ter várias contas logadas simultaneamente em um mesmo smartphone.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.