Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clubhouse: criminosos usam app falso no Android para coletar dados de usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Março de 2021 às 09h30

Link copiado!

unsplash / William Krause
unsplash / William Krause

Ainda não existe um aplicativo do Clubhouse para Android, mas pessoas mal intencionadas têm divulgado um app falso que finge ser o programa para coletar credenciais das vítimas. O golpe foi descoberto pelo pesquisador da ESET Lukas Stefanko e permite ao criminoso acessar informações de 458 serviços online.

A ação acontece por meio de um site que simula com bastante proximidade a página oficial do Clubhouse. A versão falsa usa o mesmo nome da original, mas com URL terminando com “.mobi” e não “.com”, como é na versão legítima.

Continua após a publicidade

Ao clicar no ícone do Google Play, o app é baixado automaticamente para o smartphone do usuário. Este é outro sinal de que algo está errado, já que as empresas geralmente direcionam o usuário para a página da loja oficial de apps do Android e não oferecem um APK diretamente para instalação.

Após a vítima abrir o arquivo, há a instalação do BlackRock, um tipo de trojan voltado a roubar as credenciais do usuário. O que este programa faz é criar uma tela em aplicativos abertos no celular com visual idêntico ao do app. Quando a vítima coloca os dados, por exemplo, login e senha, na verdade, está informando tais credenciais ao criminoso. Este é um movimento chamado de overlay attack.

Entre os programas aos quais a pessoa pode ter acesso estão Twitter, WhatsApp, Facebook, Amazon e Netflix. Além disso, o app golpista pede que a vítima habilite alguns serviços de acessibilidade que acabam por dar o controle do dispositivo para o criminoso.

Por conta disso, vale o alerta: ainda não existe um aplicativo oficial do Clubhouse para Android. Segundo o cofundador da empresa, Paul Davison, o programa ainda vai demorar alguns meses para chegar ao serviço do Google. Portanto, é preciso esperar para não ter seus dados comprometidos.

Continua após a publicidade

Fonte: ESET