Aprenda a fazer fotos em 360 graus no Android

Por Redação

A crescente popularidade das fotos em 360 graus deve-se à mais recente atualização lançada pelo Facebook, que agora permite a postagem de imagens interativas nesse formato.

As imagens panorâmicas criam uma interação íntima com o espectador, pois os transporta para o cenário da foto, dando a visão exata do local em todos os ângulos ao redor. Vários aplicativos para esse fim podem ser baixados gratuitamente pela internet, no entanto, nem todos os serviços permitem a visualização interativa por meio dos aparelhos de realidade virtual (RV).

O Câmera Cardboard é o aplicativo oficial da Google desenvolvido para uso em realidade virtual. Ele não é só um app que captura fotografias panorâmicas em 360, mas também suporta navegação pela paisagem da foto por meio de um óculos de papelão, criado pela gigante de buscas. A seguir você vai aprender a registrar essas imagens panorâmicas a partir do seu smartphone Android.

Atenção: O app Câmera Cardboard permite a criação de fotos panorâmicas em 360, mas a exibição da imagem em realidade virtual pode ser feita somente através dos óculos de papelão Cardboard.

Como capturar imagens panorâmicas em 360 graus

Faça o download do aplicativo Câmera Cardboard no seu smartphone Android. Ele é gratuito e está disponível na Google Play Store. Instale-o e, na tela inicial, toque sobre o ícone de câmera que está localizado no canto inferior direito, em laranja.

Para iniciar a captura de sua foto panorâmica, toque sobre o botão laranja no centro do visor e então mova o seu celular cuidadosa e lentamente para a direita evitando tremer ou mudar a angulação do smartphone. Tente mantê-lo sobre um mesmo eixo de rotação para que a sua foto final tenha melhor qualidade.

cardboard

Preferências de captura

É possível também configurar as preferências de captura. Para isso, toque nas três barrinhas no canto superior esquerdo da tela principal. Em seguida, selecione a opção "Configurações". Você poderá então ajustar a câmera de acordo com as suas preferências. A opção "Reproduzir som", no entanto, só será executada a partir da visualização da foto através do modo Google Cardboard.

cardboard

Visualize o seu cenário panorâmico

Quando finalizar a sua captura, você poderá ver a sua foto de duas maneiras: será então possível abrir a imagem através da galeria do smartphone ou emparelhar ao aplicativo dos óculos de realidade virtual da Google.

Visualizar a foto através da galeria de imagens

Para visualizar as suas fotos panorâmicas através da galeria do seu smartphone, selecione sua imagem na tela inicial do Câmera Cardboard e toque duas vezes sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito. Em seguida selecione "Abrir na galeria" e selecione o visualizador que vai ser utilizado.

cardboard

Usando o Google Cardboard

Faça o download do Google Cardboard, que é o aplicativo desenvolvido para os óculos de realidade virtual da Google. No app do Câmera Cardboard, abra a foto que deseja visualizar e toque sobre o ícone dos óculos de papelão que está localizado na parte inferior da tela. Encaixe o seu smartphone na capinha de papelão para interagir com a captura em 360.

cardboard

Pronto! Você terá então uma experiência de imersão na foto, o que trará uma sensação bem maior de realidade.