Aprenda a colocar suas músicas favoritas como toque no seu Android

Por Muni Perez

O que faz um smartphone ser único? É a possibilidade de você poder personalizá-lo e deixá-lo com a sua cara, do seu jeito. Papéis de parede, fontes e a organização da tela inicial falam sobre a sua personalidade.

Porém, o que realmente caracterizará o seu aparelho é o toque musical quando alguém te liga. Sua música favorita para chamadas em geral, aquela música romântica para o(a) namorado(a) e a música alerta que toca quando é sua mãe ou cônjuge quem liga.

Porém, no Android, muitas pessoas podem ter dificuldades para colocar a música preferida como toque. Dependendo da versão do sistema e do fabricante do aparelho, pode parecer que é tarefa complicada, e a pessoa fica presa aos ringtones padrão (e enjoados) que vêm de fábrica.

Vamos ensinar, em alguns passos simples, como colocar suas músicas preferidas como ringtones. O que você terá que fazer é basicamente copiar o arquivo da música para a pasta "Ringtones" na memória principal do aparelho.

1 - Músicas do celular

Você deve instalar um gerenciador de arquivos como o ES File Explorer. Caso seu celular tenha entrada para cartão de memória, você terá dois espaços de armazenamento: a memória interna, chamada de "0" ou "emulated" ou ainda "sdcard" e a memória externa, "sdcard" ou "external sdcard", no último caso da primeira memória. Cada nome varia com o tipo de aparelho e versão do Android, então basta usar o bom senso e perceber qual é o cartão microSD e qual é a memória interna.

Caso seu telefone não tenha memória expansível (cartão SD), não há com o que se preocupar.

No ES File Explorer, vá até a pasta onde estão as suas músicas, toque e segure o arquivo desejado e copie-o. Agora, vá à pasta "Ringtones" da memória principal interna (a "0") e cole o arquivo lá.

Depois disso basta ir nas configurações do seu aparelho, acessar a seção de Som e pronto: você verá sua música na lista de ringtones disponíveis.

Musica no Android - Selecionar

Musica no Android - Selecionar Ringtone

Musica no Android - Selecionar Ringtone

2 - Música no computador

Para a música que está no computador, o procedimento é o mesmo. Basta conectar o cabo USB no PC e copiá-la para a pasta "Ringtones" da memória principal.