Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apps de Android poderão funcionar em modo miniatura no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2023 às 16h37

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Tornando a compatibilidade ainda mais eficiente, o Windows 11 testa suporte para executar aplicativos em modo miniatura (PiP ou Picture-in-Picture). A compilação 2303.40000.3.0 do Subsistema Windows para Android (WSA) introduz melhorias em estabilidade, segurança e o suporte para as janelas PiP nos apps que oferecem o recurso.

O modo Picture-in-Picture funciona como o esperado: ele coloca o conteúdo em reprodução numa janela flutuante flexível, que pode ser redimensionada e movida à vontade sem interferir na atividade. No celular, ele é um importante recurso em produtividade que permite assistir a vídeos enquanto conversa por mensagem, por exemplo.

Continua após a publicidade

"Para aplicativos que usam o recurso Android PiP, o subsistema agora oferece suporte para esse comportamento. Com a flexibilidade de ter aplicativos em modo de janela e todos os ótimos recursos de redimensionamento e encaixe do Windows, isso torna a multitarefa em apps Android ainda mais fácil", explicou a Microsoft no Windows Insider Blog.

No Windows, pelo que a descrição da MS sugere, a ferramenta terá a mesma finalidade: incrementar produtividade e multitarefas. Usuários poderão consumir conteúdo nos aplicativos em PiP (quando suportado) sem interferir na execução de outros aplicativos pelo WSA.

Suporte para "execução parcial"

O WSA também ganhou suporte para o modo de "execução parcial" do Android. O recurso serve para manter aplicativos rodando em baixíssimo nível de atividade, permitindo que sejam abertos com mais agilidade quando necessário.

Mudanças estruturais do WSA

O WSA do Windows 11 também recebeu novidades menores que compõem a estrutura da ferramenta.

  • O kernel Linux foi atualizado para a versão 5.15.78
  • As correções de segurança do Android 13 foram implementadas;
  • A estabilidade da camada de compatibilidade foi aprimorada.

Em testes

Continua após a publicidade

O suporte para PiP em apps Android no Windows 11 está em experimentação em todos os canais do programa Windows Insider (Canary, Dev e Beta). Não há previsão de quando a novidade será liberada para todos os usuários.