Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preenchimento automático de senhas no Android ganha novidade e está mais seguro

Por| 21 de Agosto de 2020 às 07h20

Link copiado!

Google
Google

Uma alteração recente no sistema Google Play Services liberou uma opção que protege o uso de senhas salvas na conta com a leitura da digital no celular Android. Atualmente, o preenchimento automático de senhas não exige nenhuma confirmação da identidade do usuário, bastando solicitar as informações salvas na conta do Google.

Ao que tudo indica, a mudança está sendo liberada gradativamente pelo Google, sem controle do usuário. O site Android Police relatou que a mesma versão do Google Play Services (20.26.14) em diferentes aparelhos pode ou não liberar o recurso.

Ao ativar a autenticação, a senha armazenada na conta do usuário só é preenchida no site ou aplicativo após a confirmação da digital cadastrada no aparelho — ou outro tipo de identificação biométrica compatível, como o reconhecimento facial, caso do vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Mais segurança

A ideia por trás desse tipo de alteração é bem simples e direta: incrementar a segurança do sistema Android. Imagine que, por algum motivo, alguém tem acesso ao seu dispositivo desbloqueado: bastaria navegar pelo navegador do seu celular, por exemplo, para conseguir acessar de maneira irrestrita qualquer serviço cuja senha está armazenada no gerenciador do Google.

Com a novidade, há um entrave a mais para acessar as informações de login, o que obviamente não elimina por completo a possibilidade de "invasão" nesses casos, mas sem dúvida tem potencial para reduzir as chances de quem tenta acessar serviços protegidos por senha.

Continua após a publicidade

O recurso não foi liberado para todos os usuários, mas poderá ser ativado seguindo este caminho a partir do app de Configurações do Android: Google > Preenchimento automático (duas vezes, dependendo da quantidade de contas Google cadastradas no smartphone) > Segurança no preenchimento automático.

Fonte: Android Police