10 perguntas e respostas sobre o Android

10 perguntas e respostas sobre o Android

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 12 de Agosto de 2021 às 21h10
Denny Müller/Unsplash

De acordo com informações reveladas no Google I/O 2021, o Android possui mais de 3 bilhões de dispositivos ativos no mundo. Com essa informação, fica ainda mais evidente que ele é o sistema operacional mais usado da atualidade — ainda mais considerando que a Apple recentemente anunciou ter 1,65 bilhão de iPhones ativos.

O sistema operacional do Google foi anunciado em 2007 e lançado oficialmente em 2008, mas, mesmo com tantos anos em sua trajetória, ainda hoje existem diversas curiosidades sobre ele que talvez poucos tenham conhecimento.

Por isso, o Canaltech preparou para você uma lista com dez perguntas e respostas sobre o Android, contando um pouco sobre sua origem, como surgiu o nome, quando saiu a primeira versão e muito mais. Confira abaixo!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. O que é Android?

O Android é um sistema operacional (SO) de código aberto (open source) desenvolvido e implementado pelo Google. Pertencente à família de “softwares de sistema”, ele é capaz de conectar os apps aos recursos de hardware do seu dispositivo móvel, gerenciando recursos, coordenando tarefas e administrando a sua memória.

2. Como foi criado o Android?

Antes de ser um sistema operacional, o Android é uma empresa chamada Android Inc., e foi fundada em 2003 em Palo Alto, na Califórnia, por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. A intenção original do projeto era implementar um sistema operacional para câmeras digitais, porém eles se deram conta de que esse mercado não daria o retorno que esperavam.

Por isso, migraram para um sistema mobile, visando competir com o Windows Mobile e o Symbian. Em 2005, o Google adquiriu a empresa, gerando uma especulação de que estaria interessada em entrar no mercado de dispositivos móveis, algo que se tornou realidade nos anos seguintes.

Desta maneira, o grupo liderado por Rubin começou secretamente a desenvolver o software utilizando como base o Kernel Linux — um componente extremamente importante, que funciona como se fosse o cérebro de um SO.

3. Como surgiu o nome Android?

O nome Android veio da paixão de Andy Rubin por robôs e, juntamente com isso, o fato de que ele já detinha a propriedade do domínio android.com, que funcionava como seu site pessoal até 2008. Além disso, os antigos colegas de trabalho da Apple de Andy chamavam-no de “Android” — e também não se pode desconsiderar a especulação de que “Android” soa similar à pronúncia do nome “Andy”.

4. Quando saiu a primeira versão Android?

Para lançar o Android, o Google firmou parcerias de cooperação mútua com fabricantes de hardware, software e operadores de telefonia móvel. Confirmando as expectativas da época, em dezembro de 2006, a empresa lançou um protótipo inicial com codinome “Sooner”, que era bastante similar a um telefone BlackBerry.

Este modelo não possuía tela touchscreen, mas sim um teclado físico QWERTY. No entanto, ele foi modificado para suportar toques na tela e competir com os recém-anunciados LG Prada (2006) e o iPhone (2007).

5. Qual foi o celular que recebeu a primeira versão do Android?

O primeiro celular a receber o Android foi o HTC Dream, (também conhecido como T-Mobile G1), que foi lançado em outubro de 2008. O smartphone tinha integração com diversos serviços do Google, como Gmail, YouTube, Maps e Calendário, por exemplo.

O primeiro celular a ser lançado com o Android foi o HTC Dream (Imagem: Reprodução/T-Mobile)

Além disso, o modelo possuía um sistema de notificações e uma plataforma dedicada ao download de apps adicionais, chamada Android Market, similar à App Store — inaugurada em julho de 2008.

6. Por que as versões de Android têm nome de doce?

Segundo o Google, os nomes de doce surgiram como uma piada interna na empresa, algo que se iniciou com o Android 1.5, conhecido como Cupcake. Posteriormente, foi informado que a escolha dos nomes estava diretamente ligada ao fato de que os dispositivos móveis "adoçam as nossas vidas".

Assim, é possível notar que os Android foram lançados com codinomes de doces e sempre em ordem alfabética. Isso durou até o Android 9, pois, a partir do 10, o Google resolveu abandonar esse tipo de nomenclatura e adotar um esquema numérico. A medida foi adotada visando não só simplificar, mas globalizar ainda mais a marca, pois o nome pode ser lido e pronunciado com mais facilidade por aqueles que falam diversos idiomas no mundo todo.

7 Quais versões de Android existem até hoje?

Atualmente, existem 11 versões do Android e o Google se prepara para lançar o Android 12 no segundo semestre de 2021. Abaixo, você pode conferir todas as versões do sistema operacional já lançadas, com seus respectivos codinomes:

  • Android 1: Angel Cake (Alpha);
  • Android 1.1: Battenberg (Beta);
  • Android 1.5: Cupcake;
  • Android 1.6: Donut;
  • Android 2.1: Eclair;
  • Android 2.2: Froyo;
  • Android 2.3: Gingerbread;
  • Android 3: Honeycomb (exclusivo para tablets);
  • Android 4: Ice Cream Sandwich;
  • Android 4.1: Jelly Bean;
  • Android 4.4: KitKat;
  • Android 5: Lollipop;
  • Android 6: Marshmallow;
  • Android 7: Nougat;
  • Android 8: Oreo;
  • Android 9: Pie;
  • Android 10: Q;
  • Android 11: R.

Para mais informações sobre o Android 11, confira abaixo:

8. O Android existe só em celulares?

Embora estejamos tão acostumados a usar o Android em smartphones e tablets, o sistema operacional do Google não se limita somente a esses dispositivos. Atualmente, é possível encontrá-lo em smart TVs (Android TV e Google TV), smartwatches (Wear OS), câmeras fotográficas (Samsung Galaxy Camera), videogames (Ouya) e até mesmo em automóveis (Android Auto).

9. Como saber qual é o Android do meu aparelho?

Atualmente, o Android se encontra na 11ª versão e está se preparando para lançar a próxima. Por isso, saber qual versão o seu dispositivo possui é muito importante. Para fazer isso, acesse a aba de “Configurações” do seu celular, toque em “Sobre o telefone” e localize o item “Versão do Android”. Para mais informações, confira nosso tutorial abaixo:

10. Por que o "mascote" do Android é um Robô?

O “mascote” do Android foi criado em 2007 por uma designer russa chamada Irina Blok. A designer e sua equipe foram instruídos pela empresa a criar um robô, mas que parecesse um ícone universalmente reconhecível e com o qual os consumidores pudessem se identificar.

Assim, Blok passou a estudar traços de brinquedos, filmes e jogos, mas sua principal inspiração foi os pictogramas de “Homem” e “Mulher” presentes nas portas de banheiros. O resultado é bastante conhecido: um robô amigável, de traços arredondados, com antenas na cabeça e que se chama Bugdroid.

Outro ponto interessante a ser ressaltado é uma certa semelhança que há entre o Bugdroid e o personagem “Android” do jogo Gauntlet: The Third Encounter, um dungeon crawler que foi desenvolvido pela Epyx e lançado para Atari Lynx em 1990.

É possível notar certa semelhança entre o "Android" de Gauntlet e o Bugdroid (Imagem: Reprodução/Epyx/Google)

E você, utiliza um celular Android desde qual versão? Deixe nos comentários a sua opinião.

Fonte: Android.com, The Verge (1, 2), The Week

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.