Android: 6 aplicativos para criar e editar códigos

Por Douglas Ciriaco

Quem trabalha com programação às vezes pode precisar recorrer a um tablet ou smartphone para fazer alguns ajustes em determinado projeto. Nessa hora, ter um bom aplicativo faz toda a diferença para tornar seu trabalho menos complicado — e há vários deles disponíveis para Android.

Diversas opções gratuitas e pagas podem ser vistas na Play Store. Fizemos uma seleção com alguns dos melhores editores de códigos para o sistema mobile do Google.

1. Quoda

Editores de códigos para Android

Apontado como um dos melhores editores multilinguagem gratuito disponíveis para Android, o Quoda combina recursos avançados com funções totalmente acessíveis por meio de sua interface bem organizada e de fácil compreensão. Ele apresenta inúmeros temas e fontes, e suporta as principais linguagens da atualidade, como HTML, JavaScript, C, C++, XML, CSS, Lisp e Java.

Recursos extras, como sugestão de texto para facilitar a digitação de novos códigos, possibilidade de salvar linhas como favoritas para torná-las mais acessíveis e muitos outros, tornam o aplicativo ainda mais amigável aos programadores.

2. AIDE

Editores de códigos para Android

AIDE é a forma comprimida do termo Android Integrated Development Enviroment (ambiente de desenvolvimento integrado para Android). Isso significa que o aplicativo permite que você programe e edite códigos diretamente do seu dispositivo portátil, sem precisar do auxílio de um computador. Seu principal destaque está na presença de assistentes de programação que funcionam por meio de um passo a passo autoexplicativo. Além disso, ele permite programar apps para Android em Java, C, C++, CSS, JavaScript e HTML5, bem como desenvolver a interface gráfica do programa sem precisar do código XML.

3. CppDroid

Editores de códigos para Android

Outra ferramenta que combina um ambiente simples e ao mesmo tempo cheio de recursos, o CppDroid é uma opção mais restrita, trabalhando apenas com as linguagens C e C++. De qualquer forma, ele permite que você crie, edite e compile os códigos neste formato, executando as versões prévias e finais da sua criação no dispositivo Android. As diferenças em relação aos demais estão nas peculiaridades do programa, que completa textos para facilitar na hora de escrever códigos, exibe informações em tempo real para indicar erros e avisos sobre seu código e ainda vem com um tutorial intuitivo para você aprender os seus principais recursos.

4. DroidEdit

Editores de códigos para Android

Mais uma ferramenta multilinguagem que se destaca pela sua amplitude e flexibilidade, o DroidEdit permite a programação nas linguagens C, C++, C#, CSS, Java, HTML, LaTex, Ruby, JavaScript e várias outras. Suas opções básicas de formatação permitem desfazer e refazer ações e roda comandos externos, como o modo administrador Um destaque é o fato de que a versão pro do DroidEdit, que é paga, oferece a possibilidade de editar códigos armazenados em servidores externos, seja via FTP ou serviços como Box e Dropbox. É uma opção interessante e que deve ser levada em conta por programadores.

5. AWD

Editores de códigos para Android

O Android Web Developer permite a criação e edição de códigos nas linguagens HTML, PHP, CSS e JavaScript. Apesar de limitado, ele conta com o básico, e pode ser uma opção útil para a maioria dos programadores da atualidade. Seu principal destaque está no apelo visual de sua interface moderna, algo sempre válido especialmente para o tipo de ação minuciosa que é a programação. Ele oferece recursos para controle das suas edições, como marcações em trechos dos códigos, verifica por erros e ainda tem a função de autocompletar textos para facilitar a digitação.

6. Jota Text Editor

Editores de códigos para Android

A última dica é o Jota Text Editor. O aplicativo é uma das opções mais completas do gênero, com suporte para até 1 milhão de caracteres e recursos que trabalham de forma específica para otimizar a programação — como aqueles para ajustar uma barra de pesquisa ou a fonte utilizada no app. O programa salva automaticamente suas alterações, indica abas e quebras de linha visualmente e também conta com inúmeros atalhos — que podem ser personalizados. Quem gosta de customização, o aplicativo oferece inúmeras cores para você modificar a interface visual da ferramenta.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.