Android 13 deve ser lançado já em setembro
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Android 13 deve ser lançado já em setembro, sugere uma publicação recente do Google. As notas de uma atualização de segurança do sistema referente a setembro deste ano sinalizam que a empresa pode lançar o sistema — ao menos a versão mais “pura” dele — logo no mês que vem.
- Twitter testa postagens de fotos, vídeos e GIFs num mesmo tuíte
- Facebook foi usado para espalhar vírus de Android a usuários do Brasil
Essa “Nota de lançamento de segurança do Android 13” detalha soluções experimentais em segurança do novo SO com um patch de segurança programado para 01/09/2022 — ou seja, com proteções referentes a setembro. Todo aparelho com esse pacote de segurança terá proteção garantida contra as ameaças listadas no documento.
A data da compilação de segurança não é um indicador preciso da liberação definitiva do sistema operacional, contudo é um sinal importante de que o SO está prestes a ser lançado. Talvez em setembro, o Google libere a versão final do Android Open Source Project (AOSP), a versão mais pura do sistema operacional destinada a desenvolvedores e fabricantes.
Se a dona do sistema seguir a mesma estratégia do ano passado, a versão crua do Android 13 deve ser lançada primeiro — antes, inclusive, da versão destinada aos celulares da linha Pixel. O público geral não terá acesso imediato ao SO, mas estará bem perto de poder colocar as mãos na grande atualização.
Android 13 quase pronto
Desde junho, o Google investe em incrementar a estabilidade do Android 13. Esse período foi marcado por atualizações menos recorrentes e significativas para o usuário comum, mas cruciais para reforçar a estrutura do SO contra bugs, problemas de desempenho e incompatibilidades.
Oficialmente, não existe previsão de lançamento do Android 13, porém o Google tende a lançar novas edições do SO sempre entre setembro e outubro do respectivo ano.