Publicidade

Android 12L já está disponível para testes, mas há um porém

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Dezembro de 2021 às 12h28

Link copiado!

Bruno Salutes/Pixabay
Bruno Salutes/Pixabay

O Google liberou a versão de testes para desenvolvedores do Android 12L, a adaptação do seu popular sistema operacional móvel para tablets e dispositivos dobráveis. Os programadores e companhias de criação de software já podem experimentar o developer preview no Lenovo Tab P12 Pro, um hardware projetado sob medida para abarcar a proposta do Google.

Até então, os testes do Android 12L eram restritos a emuladores, mas a partir desta sexta-feira (3) será possível observar o comportamento em um dispositivo físico, o que pode dar mais flexibilidade para a criação de soluções. Por enquanto, o aparelho da Lenovo é o único capaz de rodar o Android e está disponível em mercados limitados — aqui no Brasil, só dá para conseguir via importadores.

Continua após a publicidade

Esta fase provavelmente será a última antes do lançamento de um beta público, na qual os usuários poderão experimentar o novo sistema em dispositivos Pixel e outros aparelhos selecionados pelo Google. Embora seja possível que qualquer dono do P12 Pro instale o sistema, a recomendação é que apenas os desenvolvedores o façam por se tratar de uma versão muito crua.

O Android 12L Developer Preview ainda tem algumas limitações como:

  • ausência de desbloqueio por impressão digital e biometria facial
  • funções reduzidas da caneta Stylus
  • recurso de zoom ainda em fase de ajustes
  • recurso de swipe (arrastada de dedo) em fase de ajustes
  • não há espelhamento de tela por Miracast nem Wireless Display
  • suporte limitado a compartilhamento de tela e modo desktop
  • Função de VPN não testada
Continua após a publicidade

Ressurgimento do Android para tablets

O Android 12L chega para resolver problemas de resolução nestes novos dispositivos que começam a se popularizar no mercado. No Android original é comum haver cortes em elementos da tela ou borrões em imagens causados pela diferença entre a projeção original e o redimensionamento de itens na interface. A criação sob medida deve entregar uma experiência mais adequada para uso em telas na horizontal, inclusive em aplicativos e jogos.

Há algum tempo, a gigante das buscas já havia projetado um sistema operacional dedicado a aparelhos de tela grande, o Android Honeycomb. Na época, foi até bem recebido, mas os constantes bugs e o fim da "moda" dos tablets fez com que a companhia abandonasse a ideia. Agora que os telefones dobráveis e suas telas imensas chegaram com tudo, o projeto foi desengavetado com a promessa de superar a tentativa passada.

Continua após a publicidade

Não há prazo de quando o beta aberto do Android 12L deve ser liberado para o público, portanto só dá para acompanhar os testes e aguardar pacientemente.

Fonte: Google Android