Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12L ganha terceira e última versão Beta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Fevereiro de 2022 às 11h47

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google liberou nesta quinta-feira (10) a terceira e última versão beta do Android 12L. Este é o último lançamento do software de testes antes do desembarque oficial nos dispositivos de tela grande, previsto para ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2022. Nesta fase, somente pode instalar os inscritos no programa beta: uma atualização automática deve chegar no aparelho nas próximas horas.

A novidade do Android 12L Beta 3 é a compatibilidade com celulares Pixel 6 e 6 Pro — que foram pensados para o Android 12 tradicional, mas poderão rodar esta se quiserem. Esta versão não adiciona nenhum grande recurso novo, pois o foco é corrigir as falhas encontradas nas betas 1 e 2.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores devem iniciar agora os testes finais de compatibilidade para aplicativos, kits de desenvolvimento e bibliotecas. Se você não participou dos testes anteriores, talvez seja o caso de aguardar mais alguns dias até a chegada do sistema estável, o que deve ocorrer até 31 de março de 2022.

O Android 12L tem como destaque o redesenho das configurações rápidas e o uso do layout de duas colunas. Com mais espaço na tela grande, como no caso de tablets e telefones dobráveis, o sistema operacional consegue alocar melhor os recursos — que precisam ficar mais espremidos em displays menores.

Android 12L está próximo do lançamento

Esse reajuste afeta toda a experiência e os apps do sistema. O Google, por exemplo, precisou remodelar várias das suas soluções para rodar corretamente no novo Android e assim tirar o máximo de proveito. Foi o caso, por exemplo, da Play Store: além de exibir as duas colunas, a loja virtual destaca os aplicativos otimizados para os dispositivos.

Continua após a publicidade

Telefones da linha Pixel 3a e posteriores, bem como o tablet Lenovo P12 Pro, são os modelos elegíveis para experimentar a versão beta do Android 12L. É provável que apenas a última opção entregue uma experiência realmente satisfatória, já que os demais não possuem telas tão grandes.

Por se tratar de uma versão beta, vale ressaltar que bugs e instabilidades podem ser encontrados. Se você usa o dispositivo para as rotinas do dia, o ideal é ficar com o Android 12 tradicional para evitar problemas maiores, como a perda de dados ou um recurso falho.

O Android 12L é tratado como uma versão alternativa, uma opção otimizada para quem quiser uma experiência melhor. Quem já possui telefones enquadrados nos requisitos, mas prefere manter o software original do Google, poderá ficar no Android 12.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google