Android 12 Beta indica como será mais amigável a lojas de apps alternativas
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Instalar aplicativos por fora da Play Store ou até optar por lojas além das nativas são práticas possíveis dentro do Android. Entretanto, o método requer uma série de ações por parte do usuário para ultrapassar as camadas de segurança do sistema — coisa que por vezes desencoraja o download. No Android 12, uma nova abordagem implementada pelo Google e a experiência com outras distribuidoras de apps será um pouco melhor.
Já para a loja de apps, a experiência aprimorada exige que ela esteja adaptada para o novo método do Android e utilize a API de nível 29 (Android 10) ou mais recente.
Tornar a experiência de plataformas alternativas mais próxima da Play Store é uma promessa do Google feita em setembro de 2020. Provavelmente, a gigante quer garantir que smartphones Android estejam abertos para mais competidores no segmento de distribuição de aplicativos, assim evitando que entre na mira de ações judiciais, como a que a Epic Games travou com a Apple.
Mais novidades podem estar a caminho, assim como a definição de outros pré-requisitos para lojas de aplicativos. Até a atualização de agosto do Android Beta— quando o sistema finalmente alcançar estabilidade —, mudanças grandes podem acontecer nos bastidores do Android 12, portanto, é importante continuar de olho no que é divulgado pelo Google.
Fonte: XDA Developers