Como desativar as atualizações automáticas de aplicativos no Android?

Por Giancarlo Silva

Uma das funcionalidades mais práticas dos smartphones e tablets Android é a atualização automática dos aplicativos instalados. Graças a esse recurso, é possível manter seu gadget sempre com as funções e novidades mais recentes dos seus apps favoritos.

Entretanto, se você se preocupa com que tipo de permissões os aplicativos requerem quando são instalados e atualizados, pode ser uma boa ideia desativar a atualização automática para poder verificar com calma que recursos do seu dispositivo aquele aplicativo pretende manipular. Confira agora como desativar as atualizações automáticas de aplicativos do seu smartphone ou tablet Android:

Passo 01

Acesse a Google Play Store através do ícone ou do atalho no menu de aplicativos.

Google Play - Atualizações automáticas

Passo 02

Na Play Store, toque no botão de Menu e depois em "Configurações".

Google Play - Atualizações automáticas - 02

Passo 03

Nas configurações, toque na opção "Atualizar apps automaticamente". Na tela seguinte, toque na primeira opção para desativar as atualizações automáticas.

Google Play - Atualizações automáticas - 02

Pronto! Dessa forma você terá sempre a oportunidade de revisar com mais tranquilidade as mudanças na versão de cada app e nas permissões que ele solicita ao sistema.

Entretanto, lembre-se que, a partir de agora, sempre que você desejar atualizar algum aplicativo será necessário acessar a página do app na Play Store e tocar no botão "Atualizar".