Como desativar a criação automática de atalhos para aplicativos na Play Store?

Por Giancarlo Silva

A Google Play Store é principal fonte de aplicativos para os usuários Android. Apesar de sua natureza aberta favorecer a proliferação de muitos apps de baixa qualidade e até mesmo de softwares maliciosos - que o Google agora busca combater constantemente -, com o passar dos anos a loja do robozinho verde vem oferecendo um número cada vez maior de boas opções pagas e gratuitas para incrementar seu smartphone.

Uma das funcionalidades existentes na Play Store é a criação automática de atalhos na tela inicial sempre que um novo aplicativo é instalado. Entretanto, nem todo mundo gosta dessa praticidade e talvez queira simplesmente ver a tela inicial do seu celular limpinha.

Para estes usuários, o Android oferece a opção de desativar a criação automática de atalhos na tela. Confira como fazer isso de forma super simples:

Passo 1

Entre na Play Store através do atalho disponível na tela de apps. Toque no ícone da loja no canto superior esquerdo para visualizar o menu e, na sequência, acesse o menu "Configurações";

Desativando criação de atalhos na Play Store - 01

Passo 2

Nas configurações, agora basta desmarcar a opção "Adicionar ícone à tela inicial".

Desativando criação de atalhos na Play Store - 01

Desta forma o Android deixará de criar novos atalhos e você poderá fazer isso manualmente sempre que necessário.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!