Android Lollipop virá com recurso para remover apps instalados por operadoras

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 10h37

Ao comprar um smartphone você já deve ter se deparado com inúmeros aplicativos inúteis que já vêm pré-instalados no aparelho. Normalmente esses aplicativos são implantados pelas operadoras, principalmente se você adquirir um smartphone atrelado a algum plano. Por mais que você queira, esses aplicativos não podem ser retirados de seu smartphone, apenas se você fizer o 'root', algo que pode não ser muito atraente para alguns usuários.

Mas isso deverá mudar com a chegada do novo sistema operacional móvel do Google, o Android 5.0 Lollipop. Em entrevista ao ARS Technica, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google, disse que com o Android 5.0 o usuário poderá remover os aplicativos pré-instalados de operadoras. Isso será possível através do serviço Google Play Auto Installs, que ficará responsável por identificar os aplicativos que a operadora deseja instalar em seu smartphone e permitir que eles possam ser excluídos posteriormente.

Ainda segundo Burke, com essa mudança as operadoras se preocuparão mais em construir aplicações que tragam algum valor ao usuário, para que ele possa permanecer com o app instalado em seu aparelho.

O executivo não informou se o Google Play Auto Installs funcionará da mesma forma em relação aos aplicativos instalados pelas fabricantes, que também usam da mesma artimanha para "obrigarem" os usuários a terem em seus aparelhos softwares proprietários. Isso certamente não é agradável, visto que tais aplicações consomem recursos preciosos dos gadgets.

Os primeiros aparelhos a receberem o Android Lollipop serão o smartphone Nexus 6 e o tablet Nexus 9, anunciados recentemente pelo Google.

Fonte: http://www.techradar.com/us/news/software/operating-systems/android-lollipop-might-make-it-easier-to-uninstall-carriers-junk-apps-1270998?src=rss&attr=allhttp://computerhoy.com/noticias/software/android-lollipop-podras-desinstalar-software-basura-2

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.