Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackers roubam contas de famosos e mostram que patch de segurança não funciona

Por| 02 de Janeiro de 2019 às 13h20

Hackers roubam contas de famosos e mostram que patch de segurança não funciona
Hackers roubam contas de famosos e mostram que patch de segurança não funciona
Twitter
Tudo sobre Twitter
Continua após a publicidade

Um grupo de engenheiros e pesquisadores de segurança chamado Insinia Security colocou o Twitter contra a parede após invadir contas de celebridades por meio de um método que a rede social de microblogs disse estar protegida. O Twitter disse que fechou a referida brecha em atualização feita em 28 de dezembro, mas, no dia 31, ela foi o ponto de abertura para acesso não autorizado a contas com muitos seguidores.

A invasão é feita por meio de SMS spoofing, ou seja, “enganar” a plataforma do Twitter ao publicar um tweet via SMS. Trata-se de um recurso antigo da rede, remetente à época em que smartphones e aplicativos dedicados não eram tão populares. Funcionando corretamente, a ferramenta permite publicar um tweet enviando uma mensagem de texto vinda de um número associado à conta. Neste caso, porém, a plataforma é enganada a pensar que se trata do número correto, quando na verdade a mensagem veio de outro aparelho.

Falha de segurança teoricamente fechada pelo Twitter foi usada em novas invasões de perfis
Falha de segurança teoricamente fechada pelo Twitter foi usada em novas invasões de perfis

“Um porta-voz do Twitter disse à imprensa na última sexta-feira (28) que havia ‘resolvido um bug que permitia que certas contas com um número de celular do Reino Unido conectado fossem alvos de SMS spoofing'”, disse a rede ao portal americano Gizmodo. “Contudo, durante uma conversa, os hackers que expuseram o erro e postaram tweets não autorizados foram capazes de reproduzir o experimento após as afirmações do Twitter”.

Os hackers em questão disseram ter notificado os reais donos dos perfis invadidos, mas que não pediram por permissão expressa. A ideia de atacar perfis de celebridades e com muitos seguidores também foi premeditada: o grupo buscou alertar o máximo de pessoas e atrair quanta atenção pudesse com a ação.

Algumas das celebridades atacadas foram o jornalista e radialista irlandês Eamonn Holmes e o diretor de cinema e documentarista britânico Louis Theroux, mas não está claro quantas contas estariam vulneráveis ao método. O Twitter ainda não se pronunciou sobre as novas invasões.

Fonte: Gizmodo