Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 5 | Brecha de segurança permite corromper contas de usuários do game

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Janeiro de 2023 às 19h20

Divulgação/Rockstar Games
Divulgação/Rockstar Games
Continua após a publicidade

Um alerta de vulnerabilidade crítica está sendo emitido desde o final de semana para os jogadores de Grand Theft Auto V no PC. A descoberta de uma brecha de alta gravidade no modo online do game estaria permitindo ataques contra as contas de usuários, com alteração de dados e carteiras virtuais ou até mesmo a suspensão ou destruição da conta.

Os relatos começaram a aparecer no Twitter, a partir de perfis especializados na porção online do título. Taxada como uma vulnerabilidade de execução remota de código, a abertura estaria no cliente de acesso a GTA Online, permitindo que saldos financeiros de personagens fossem zerados e a realização de outras alterações irregulares, de forma a cavar um banimento automatizado pela desenvolvedora Rockstar ou a corrupção de dados salvos.

Rastreada como CVE-2023-24059, a vulnerabilidade estaria atingindo até mesmo jogadores que estão em outra sessão, sem contato direta com o usuário mal-intencionado. Até mesmo uma notória ferramenta de trapaças para GTA 5 teria adicionado explorações relacionadas a seu rol de ferramentas durante o fim de semana, removendo os recursos menos de um dia depois e pedindo desculpas por seus efeitos sobre a comunidade.

"Alerta para GTA Online no PC: novas explorações extremas surgiram, permitindo que trapaceiros adicionem, removam ou modifiquem suas características remotamente, além de permanentemente corromper, banir ou deletar sua conta. Evite jogar sem uma regra de firewall, ou evite jogar de maneira geral!

É essencial ter uma regra de firewall instalada enquanto joga, até que a Rockstar aborde devidamente estas explorações. É bom usar o Guardian, de @Speyedr_AU!"

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o problema seria sério o bastante para que especialistas apontassem, simplesmente, não ser seguro jogar GTA Online no momento. Os relatos apontam que bastaria estar conectado aos servidores, mesmo que utilizando a campanha desconectada do game, para que o perfil seja atingido pela exploração maliciosa, que poderia permitir, ainda, a execução remota de códigos nos computadores das vítimas, ampliando ainda mais o escopo desastroso da vulnerabilidade.

Usuários avançados podem trabalhar com regras de firewall e softwares de segurança liberados pela própria comunidade, como o Guardian, uma forma de manter a experiência livre de ataques externos. Entre as medidas, também estaria esvaziar a pasta da Rockstar Games, no diretório Documentos do Windows, e reinicializar o título, em uma possibilidade que não foi confirmada oficialmente.

"É assim que acontece quando sua conta é "corrompida" devido à recente exploração de controle remoto no PC. Basicamente, você ficará preso indefinidamente nas nuvens quando tentar entrar online. Evite GTA Online no PC agora mesmo."

Continua após a publicidade

Os relatos de contas banidas ou corrompidas aparecem aos montes nos fóruns oficiais do game, a desenvolvedora Rockstar Games, disse estar ciente do caso e analisando os casos de problemas relacionados à falha. A empresa, entretanto, não falou diretamente sobre o assunto nem deu uma estimativa de quando uma atualização que corrija o problema estará disponível. Versões para consoles PlayStation e Xbox de Grand Theft Auto V não seriam atingidos pela exploração, que é exclusiva das edições PC do game.