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99 confirma exposição de dados após denúncias de invasão de contas de motoristas

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Março de 2022 às 16h15

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A 99 confirmou ter sido vítima de um ataque cibernético que atingiu parte de sua base de motoristas no Brasil e resultou no comprometimento de contas e perda de valores acumulados de corridas feitas. De acordo com a empresa, 0,006% da base de parceiros foi atingida pelo incidente, que ainda está sendo investigada, enquanto ela trabalha diretamente com os atingidos para resolver qualquer problema.

As denúncias sobre um possível ataque começaram a surgir entre o final de janeiro e fevereiro deste ano, com um aumento significativo na publicação de vídeos e relatos nas redes sociais sobre contas invadidas de motoristas parceiros da 99. Os relatos variam, mas normalmente envolvem a mudança de e-mails e números de telefone pelos bandidos, que também realizam a transferência para si de eventuais valores acumulados nos perfis pela realização de corridas e entregas.

O primeiro comentário oficial, entretanto, foi feito por Tatiana Scatena, diretora de segurança da 99 Tecnologia. No dia 8 de março, ela foi ouvida na Câmara Municial de São Paulo (SP) durante a CPI dos Aplicativos, que investiga a relação entre motoristas e as empresas do setor de transportes. Quando procurada pelo Canaltech, a companhia também confirmou o incidente.

O pronunciamento enviado à reportagem traz poucos detalhes sobre o que aconteceu, entretanto. A companhia afirmou estar trabalhando ao lado dos motoristas atingidos pela exposição de dados; e que apenas uma pequena parte da base de condutores parceiros foi atingida — na CPI, a representante da 99 chegou a falar em 0,06% dos parceiros, um número que estaria incorreto, com o comprometimento sendo de 0,006%.

As contas comprometidas estão sendo investigadas e normalizadas para que os parceiros possam continuar atuando, em um trabalho que também inclui compensações financeiras quando necessárias.

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A reportagem solicitou minúcias sobre o comprometimento de informações, como o teor do conteúdo obtido pelos criminosos e a linha do tempo do incidente, mas a 99 não retornou com esses detalhes. Na CPI, Scatena alegou que essa é uma medida de segurança da investigação, com novos dados podendo ser divulgados após o fim do processo. Confira a íntegra do comunicado:

A 99 informa que está investigando as denúncias sobre as possíveis fraudes a perfis de alguns motoristas parceiros desde a primeira notificação recebida. Esclarecemos que estamos atuando para corrigir quaisquer problemas e que a pequena parcela da base de condutores ativos afetados (0,006% do total) está recebendo o devido acolhimento, com a normalização do cadastro e o recebimento de compensação financeira, onde cabível. O app continua operando em segurança para os demais usuários. As práticas de proteção da informação e privacidade da empresa são certificadas internacionalmente pela ISO 27001 (referente à segurança da informação) e ISO 27701 (atestando nossas práticas em gestão de informações e privacidade). Além disso, seguimos os padrões PCI-DSS, para garantir a segurança sobre as informações relacionadas aos pagamentos com cartões.

Invasão durante corrida pela 99

O motorista I.R., que pediu para ter sua identidade preservada, foi um dos que teve a conta comprometida no final do mês de fevereiro deste ano. Ele trabalha em São Paulo (SP) e afirmou ter visto o incidente “ao vivo”, enquanto transportava um passageiro ao aeroporto de Congonhas, na capital. Ele notou o problema quando o próprio cliente apontou-o, afirmando que a corrida havia sido subitamente finalizada ainda a poucos quilômetros do destino.

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O trajeto foi finalizado, mas na sequência, R. disse não ter mais conseguido acesso à conta, com seus dados usuais iniciando um processo de criação de um novo perfil. Em contato presencial com representantes da 99 na capital paulista, descobriu que o e-mail usado e seu número de telefone haviam sido removidos do cadastro pelo invasor.

99 confirma exposição de dados após denúncias de invasão de contas de motoristas
99 confirmou incidente cibernético que atingiu 0,006% de sua base de motoristas parceiros; serviços aos consumidores continuam operando de forma segura, diz empresa (Imagem: Divulgação/99)

“Uso [aplicativos de transporte] como uma renda extra, então não tinha dinheiro na conta. Permaneci alguns dias bloqueado, mas, felizmente, o problema não me atingiu tanto quanto outros profissionais que trabalham diretamente”, contou o motorista. R. afirma que sua conta da 99 já está ativa novamente; e que ele tem visto com mais frequência as solicitações de reconhecimento facial, uma das medidas usadas pela empresa para garantir a autenticidade do condutor parceiro ao volante.

Quando perguntada sobre as medidas de segurança disponíveis aos motoristas, como autenticação em duas etapas e demais práticas de proteção, a 99 não respondeu diretamente. A empresa repetiu o pronunciamento sobre certificações e protocolos já presentes na declaração emitida originalmente à CPI. A companhia também não deu mais detalhes sobre o trabalho junto aos condutores parceiros atingidos; nem confirmou quantos podem ter sido impactados pelos incidentes cibernéticos.

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Dicas para proteger a conta na 99

99 confirma exposição de dados após denúncias de invasão de contas de motoristas
99 sugere que motoristas atingidos procurem atendimento de forma imediata; empresa está investigando casos e dando compensações financeiras quando necessárias (Imagem: Divulgação/99)

A ativação de protocolos de autenticação em duas etapas e demais medidas de segurança que não façam a entrada na conta depender apenas de login e senha é essencial. Quando disponíveis, tais sistemas devem estar sempre ativos, garantindo que, mesmo possuindo as credenciais do usuário, golpistas não conseguirão comprometer um perfil sem um código adicional.

Além disso, é importante usar senhas seguras e complexas, de preferência aleatórias e que não sejam repetidas em mais de um serviço — assim, em caso de comprometimento ou vazamento, apenas aquela conta específica estará em perigo. Sempre que detectar atividade suspeita, é importante trocar a palavra-chave por outra que, novamente, seja única da plataforma.

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Aos parceiros atingidos por comprometimento de contas, a 99 pede que entrem em contato imediatamente pelos canais de atendimento. O telefone é o 0300-3132-421, com o contato também podendo ser feito presencialmente, nas Casas99, ou por chamada de vídeo.

Fonte: Câmara de São Paulo (SP)