Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter lança oficialmente o recurso de ocultar respostas em threads

Por| 17 de Julho de 2019 às 19h50

Twitter lança oficialmente o recurso de ocultar respostas em threads
Twitter lança oficialmente o recurso de ocultar respostas em threads
Twitter
Tudo sobre Twitter
Continua após a publicidade

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (17), o lançamento de um recurso polêmico e que pode alterar a dinâmica da rede social: trata-se do Hide Replies (ou Ocultar Respostas, em português), que oferece aos usuários a capacidade de recuperar o controle sobre uma conversa iniciada por eles, ocultando qualquer resposta que possa ser considerada não relevante ao tema discutido em uma thread. E isso inclui, claro, ofensas por parte de outros participantes.

No Twitter, e em outras redes sociais, uma conversa saudável pode ser facilmente interrompida por pessoas que não contribuem de maneira positiva para o debate. E isso pode ser feito por meio de comentários impróprios, rudes ou mesmo com ofensas. Os administradores de um perfil podem, claro, silenciar, bloquear ou banir os agressores, mas isso não remove os comentários da visão dos outros participantes. E é aí que a função de ocultar as respostas no Twitter pode ser eficaz.

No entanto, o recurso não funciona como um botão de exclusão. As respostas ocultadas não são removidas do Twitter por completo, mas, sim, colocadas atrás de um ícone (veja na imagem abaixo). Se as pessoas quiserem ver esse material, podem pressionar esse símbolo para visualizar.

Twitter lança oficialmente o recurso de ocultar respostas em threads

O objetivo do Twitter é incentivar conversas mais civilizadas em sua plataforma. No entanto, esse recurso também traz desvantagens. Entre eles, o poder que ele dá ao dono do perfil de ocultar uma resposta que não esteja de acordo com a sua opinião, mesmo que ela seja educada. Com isso, há o risco de criar uma bolha, onde outros pontos de vista seriam silenciados — e isso iria contra toda a filosofia do Twitter.

Além disso, essa funcionalidade também pode esconder respostas que têm o objetivo de corrigir informações erradas ou oferecer uma verificação dos fatos. Algo bem preocupante em uma época farta de fake news rodando redes sociais mundo afora.

O Twitter afirma que o recurso fornece transparência porque as respostas ocultas ainda estão disponíveis para visualização por parte de qualquer pessoa que deseje vê-las. Mas isso pressupõe que as pessoas notarão o pequeno ícone em questão e estarão dispostas em clicar nele.

Continua após a publicidade

Ainda segundo a rede social, a capacidade de ocultar respostas está inicialmente disponível apenas para usuários no Canadá. No entanto, o recurso estará acessível ao resto do mundo de forma gradual, nas próximas semanas.

Fonte: TechCrunch