Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram remove publicações que apoiam general iraniano

Por| 13 de Janeiro de 2020 às 16h48

NBC News
NBC News
Instagram
Tudo sobre Instagram
Continua após a publicidade

No último dia 2, o iraniano Qassem Soleimani, líder da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em uma operação militar comandada pelos Estados Unidos. Desde então, publicações a favor do general iraniano e contra os oficiais militares dos EUA encheram redes sociais como o Facebook e o Instagram. Frente a isso, essas redes passaram a remover as publicações em favor do islâmico.

Em um comunicado fornecido à CNN, o Facebook chegou a afirmar que sua empresa segue as leis de sanções dos EUA. Com isso em mente, o Instagram até suspendeu a conta de Soleimani na plataforma depois que os EUA designaram o IRGC como uma organização terrorista no ano passado. Ainda de acordo com a CNN, o Facebook relata que o Instagram remove contas executadas por de pessoas ou organizações sancionadas para cumprir a lei dos EUA e postagens que apoiam as ações de partidos e indivíduos sancionados.

 Instagram remove publicações que apoiam general iraniano
 Instagram remove publicações que apoiam general iraniano

Acontece que depois do assassinato de Soleimani, pelo menos 15 jornalistas iranianos tiveram suas contas suspensas. O Instagram até restaurou algumas delas, mas as postagens com informações sobre o general foram excluídas permanentemente.

Falando agora de outra rede social: no Twitter, o porta-voz do governo Ali Rabiei protestou contra as ações do Instagram: “Em uma ação não democrática e sem escrúpulos, o Instagram bloqueou a voz de uma nação inocente que estava protestando contra o assassinato do general Soleimani, enquanto os verdadeiros terroristas têm direito a uma voz livre”, publicou.

Fonte: CNN Business via Gizmodo