Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook faz campanha para regulamentação do título de eleitor no Brasil

Por| 02 de Maio de 2018 às 16h45

Marketing Land
Marketing Land
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

O Facebook começou neste mês uma campanha para lembrar usuários brasileiros de tirar ou regularizar o título de eleitor para votar ainda nestas eleições de outubro. A rede social tem mostrado postagens com aviso “Já tirou seu título de eleitor? Você tem até 9 de maio para tirar seu título e votar nestas eleições”.

A postagem envia para um link oficial do Tribunal Superior Eleitoral que explica como um cidadão pode retirar ou mesmo regularizar o documento. O usuário pode saber se está em dia com a Justiça Eleitoral pelo link oficial do TSE, informando nome e data de nascimento.

Caso o cidadão tenha ficado mais de três turnos de eleições sem votar ou justificar, passa a ser considerado irregular e precisa procurar um cartório eleitoral até o dia 9 de maio para conseguir votar ainda em 2018 e, assim, ficar em dia com suas obrigações.

Facebook faz campanha para regulamentação do título de eleitor no Brasil
Post aparece junto com feed de notícias do usuário (Ares Saturno/Canaltech)

Novo eleitor

Caso o cidadão precise tirar o seu primeiro título, é preciso fazer um pré-atendimento online pelo site do Título Net. Após isso, é preciso ir a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com os documentos listados no site e, então, pegar seu título de eleitor.

O documento é obrigatório para maiores de 18 anos e optativo para pessoas entre 16 e 17 anos.

Outras funções

Continua após a publicidade

Ainda, se a pessoa mudou de cidade e gostaria de votar em outra região, até a mesma data é possível fazer a transferência do título, indo a um cartório com documento oficial com foto e comprovante de residência.

Até a data de 9 de maio, também é possível indicar se o eleitor tem deficiência ou mobilidade reduzida de forma que necessitará de atendimento especial no dia. Ao notificar o TSE em qualquer cartório, o eleitor é encaminhado para uma seção eleitoral que atenda às necessidades específicas da pessoa.

Por fim, a data também é limite para inclusão de nome social para travestis e transexuais. A mudança exige somente que a pessoa faça o pedido no cartório eleitoral declarando o nome com o qual deve ser identificada.

Caso a pessoa esteja com o documento em dia, mas não encontra a versão impressa do título de eleitor, é possível já baixar o e-Título também pelo mesmo site.