Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bot do Facebook é capaz de vencer partidas profissionais de Go

Por| 02 de Maio de 2018 às 17h30

Divulgação
Divulgação
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

Pesquisadores que trabalham com machine learning adoram Go. Trata-se de um jogo milenar chinês com pedras brancas e pretas que precisam ser colocadas em um tabuleiro. Os pesquisadores gostam deste game por uma característica muito simples: Go tem tantas possibilidades que é possível que nenhuma partida tenha sido repetida exatamente no tabuleiro. Ou seja, é um desafio para quem trabalha com padrões como machine learning, e uma ótima oportunidade para dar um show de inteligência artificial.

Por conta disso, durante apresentação realizada nesta quarta-feira (2) na F8, conferência do Facebook para desenvolvedores, a empresa anunciou que o bot da rede social para o jogo agora consegue vencer jogadores profissionais de Go.

O chamado ELF OpenGo é um bot com código aberto anunciado em julho do ano passado não somente para o Go, mas que será usado também em pesquisas. Como os jogos permitem a criação de ambientes controlados, ter uma inteligência artificial capaz de interagir com este ambiente pode ajudar pesquisas reais. “Em um ambiente de jogo, a quantidade de dados de treinamento rotulados disponíveis para o treinamento de modelos de inteligência artificial é quase infinita, de baixo custo, replicável e mais facilmente obtida em uma taxa muito maior do que em experimentos do mundo real”, explica o site oficial do ELF.

O bot OpenGo conseguiu vencer todos os 14 jogos que fez contra um grupo de 30 pessoas, cujo código-fonte está disponível no GitHub. “Para tornar esse trabalho reprodutível e disponível para pesquisadores de AI em todo o mundo, criamos um bot de código-fonte aberto, chamado ELF OpenGo, que funciona bem o suficiente para responder algumas das principais perguntas não respondidas pela AlphaGo”, conta Mike Schroepfer CTO da empresa em keynote. O AlphaGo é a iniciativa semelhante do time DeepMind da Google, que já disse ter criado uma IA capaz de vencer jogadores profissionais de Go.

Além disso, Schroepfer informou que o Facebook também desenvolveu um bot de StarCraft capaz de compreender cenários complexos como os que acontecem recorrentemente no jogo para PC. Em breve, ele informa, este código também estará aberto à usuários no GitHub.

Fonte: TechCrunch