Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome planeja mudar exibição de endereço dos sites para evitar golpes

Por| 13 de Agosto de 2020 às 07h00

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Continua após a publicidade

O Google começou a testar uma mudança na forma como as URLs dos sites são exibidas no Chrome. A partir da versão 86 do navegador, apenas o nome do domínio que você está acessando no momento vai aparecer na barra de endereços. O objetivo é garantir mais segurança ao facilitar a identificação de possíveis sites fraudulentos.

Para entender melhor a mudança, basta olhar para como a barra de endereços do Chrome se comporta atualmente. O endereço completo da página é exibido, mas apenas o domínio recebe um leve destaque, sendo mostrado em um tom mais escuro, enquanto o restante de endereço permanece com uma cor mais acinzentada.

A ideia é que o Chrome comece a esconder essa parte cinza e exiba apenas o domínio como padrão. Isso significa que, ao acessar o Canaltech, por exemplo, você verá apenas o trecho canaltech.com.br, mesmo quando estiver dentro de uma notícia. Esse comportamento já existe no Safari e no Opera.

Por padrão, apenas o domínio do site vai aparecer na URL. (Imagem: Google/Divulgação)
Por padrão, apenas o domínio do site vai aparecer na URL. (Imagem: Google/Divulgação)

Esconder parte da URL pode aumentar a segurança

O objetivo é facilitar a identificação de sites que mudam a URL para tentar confundir o usuário. Segundo o Google, um teste mostrou que mais de 60% das pessoas se enganam ao serem apresentadas a uma URL contendo o nome de uma empresa ou marca que elas conhecem.

Uma forma de usar isso para aplicar golpes seria criando uma página falsa, que se passe por uma loja conhecida, por exemplo. Bastaria inserir o nome da loja em algum ponto aleatório da URL para que muita gente fosse enganada. Com a mudança no Chrome, ficará mais fácil ver que o site falso não está hospedado em um domínio da loja, o que deve deixar a pessoa mais atenta para a possibilidade de ter entrado em uma página falsa.

Para usuários mais avançados, o Chrome vai oferecer a possibilidade de desativar essa função permanentemente. Isso poderá ser feito clicando no endereço com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Sempre mostrar a URL completa”. De acordo com o Google, a novidade será exibida aleatoriamente para alguns usuários das versões de testes do navegador enquanto ela é aprimorada.

Continua após a publicidade

Não há uma data para quando a nova forma de exibição esteja disponível na versão estável do navegador, mas o calendário de desenvolvimento do Google indica que as novidades do Chrome 86 devem chegar para todos no mês de outubro.

Fonte: Google