Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Open banking começa a operar marketplace de crédito; veja o que muda

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Março de 2022 às 18h20

Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua após a publicidade

O Banco Central implementou na quarta-feira (30) um novo momento do open banking, sistema criado para compartilhar informações bancárias. Teve início a operação da segunda etapa da Fase 3, sobre encaminhamento de proposta de operação de crédito entre instituições financeiras.

O Encaminhamento de Proposta de Crédito (EPOC) permitirá ao consumidor ter acesso a diversas ofertas de crédito em uma única plataforma, até o momento chamada de correspondente digital. Esta, por suz vez, é a responsável por fechar contratos com diferentes empresas, como bancos e fintechs, para oferecer crédito ao público.

Na prática, em vez do cliente ir de empresa em empresa descobrir qual é a proposta que funciona melhor para ele, ele poderá ver todas elas em um único lugar, como um aplicativo ou site. Será um tipo de marketplace de crédito.

EPOC do
EPOC do open banking permitirá ao consumidor ter acesso a diversas ofertas de crédito (Imagem: Pixabay)

O correspondente digital já cumpre a mesma função do correspondente bancário. No mundo físico, esse serviço presta serviços em nome de uma instituição financeira. Só que agora o digital vai representar várias delas. Ele coleta dados do cliente que serão analisados pelo banco, padronizados e regulados por contrato e pelo Banco Central. Caberá ao banco, após análise, fazer uma proposta ao cliente via plataforma.

O objetivo do serviço é estimular a competição, para que o consumidor ganhe em opções de propostas de crédito e na qualidade do atendimento. Ainda não está definida como será esta plataforma, na prática.

A Fase 3 do open banking brasileiro começou em 30 de agosto. Desde então, é possível compartilhar transações de pagamento (débito em conta, transferências por Pix, etc). O consentimento do cliente para autorizar o compartilhamento de dados pessoais é necessário.

Continua após a publicidade

Fonte: CNN, Infomoney