Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova extensão promete acabar de vez com o compartilhamento de imagens falsas

Por| 21 de Agosto de 2018 às 08h30

público
público
Continua após a publicidade

Um dos problemas mais complicados dos últimos anos é o das chamadas fake news. Todos os dias, milhares de informações falsas são compartilhadas pela internet, dificultando o relacionamento entre usuários, que muitas vezes acreditam estar compartilhando fatos e não invenções.

Mas Ash Bhat e Rohan Phadte, dois estudantes da Universidade da Califórnia, podem ter a resposta para evitar o compartilhamento de imagens falsas. A dupla criou um plugin chamado SurfSafe que faz a verificação instantânea de fotos selecionadas em mais de 100 sites de notícias responsáveis e organizações de checagem. O objetivo é encontrar as montagens antes mesmo de elas serem compartilhadas.

O sistema funciona de maneira simples: ao navegar com o cursor por uma foto, o SurfSafe faz uma busca pelas impressões digitais daquela imagem em toda sua base de dados, procurando por alguma equivalência. O algoritmo tenta, então, encontrar qual é o registro mais antigo existente para aquela imagem na internet. Caso encontre algo, ele mostrará a imagem original do lado direito da tela. Depois disso, os usuários poderão marcar a imagem selecionada como montagem, fora de contexto ou pura propaganda.

Cada marcação ajudará o algoritmo a se tornar mais eficiente e exato, fazendo com que o plugin se torne melhor e mais efetivo na busca por montagens conforme mais pessoas forem usando. Isso acontece porque o plugin armazena todas as impressões digitais de cada imagem analisada, procurando pela menor modificação em qualquer parte do código.

Os criadores acreditam que, caso consigam uma base de algumas centenas de usuários durante o primeiro ano, a base de dados do programa ultrapassará as 100 bilhões de impressões distintas, tornando-o uma espécie de "antivírus para imagens da internet".

O SurfSafe já está disponível e usuários do Chrome podem fazer o download direto da loja de extensões do navegador.

Fonte: The Next Web