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Asana: saiba como usar o gerenciador de tarefas para se organizar

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Outubro de 2019 às 17h20

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O Asana é um gerenciador de tarefas colaborativo que pode ser utilizado online. É possível utilizá-lo para administrar afazeres do trabalho ou faculdade e convidar amigos para, e um grupo, ajudarem no controle de todos os horários através de colunas que permitem dividir as tarefas de forma bem prática.

Confira, a seguir, como usar o Asana para organizar suas tarefas

Passo 1. Acesse o site do Asana e, na página inicial, clique no botão “Teste Gratuitamente” para realizar seu cadastro.

Captura de tela: Ariane Velasco
Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 2. Preencha seu e-mail no Asana e clique novamente em “Teste Gratuitamente” para iniciar seu cadastro.

Captura de tela: Ariane Velasco
Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 3. Após clicar em “Criar Equipe”, escolha entre o plano gratuito e os planos pagos, que poderão ser testados por 30 dias.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 4. Confirme sua conta através do link enviado ao seu endereço de e-mail.

Captura de tela: Ariane Velasco
Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 5. Complete seu perfil com alguns dados pessoais como nome completo, empresa na qual trabalha e e-mail profissional. Carregue uma foto que irá servir para identificá-lo no Asana.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 6. Informe quem irá trabalhar com você no Asana, sua função e tipo de equipe.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 7. Depois, informe ao Asana quem será convidado para sua equipe através do e-mail de cada um dos membros. Clique, novamente, em “Continue”.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Pronto! Após concluir as tarefas acima, seu cadastro no Asana será completo.

Para administrar suas tarefas na plataforma

Passo 1. Acesse o painel inicial do Asana, onde será possível acessar as ferramentas principais. Em seguida, clique no botão de “+”, localizado no topo da página, para cadastrar uma nova ação e em ”Tarefa”, para cadastrar um novo afazer a ser realizado.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 2. Depois, informe ao Asana o nome de sua tarefa, o autor e quem irá colaborar em sua realização. Uma vez que esses dados tenham sido inseridos, clique em “Criar Tarefa”.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 3. Clicando na tarefa adicionada, no menu “Minhas Tarefas”, você poderá acessar todos os seus detalhes. O Asana permite adicionar comentários, definir um prazo na opção “Due Date”, salvar a tarefa nos seus favoritos (ícone de coração), rotulá-la em “Tags”, criar subtarefas (“Subtasks”) e, em “Attachments”, anexar arquivos que sejam importantes para realizá-las.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Para utilizar os quadros do Asana

Também é possível criar e administrar suas tarefas no Asana com quadros. Para isso, siga o tutorial a seguir:

Passo 1. Na tela inicial do site, clique em “Criar um Novo Projeto”. Depois, clique em “Projeto em Branco” e em “Quadro”. Depois, em “Criar Projeto”.

Captura de tela: Ariane Velasco
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Passo 2. Dentro da tela do projeto a ser criado, clique em “+” para adicionar tarefas às colunas “A Fazer”, “Em Andamento” e “Feito”.

Captura de tela: Ariane Velasco
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É possível adicionar detalhes à sua tarefa do Asana como prazo e comentários, assim como no modo anterior. Já, para mover uma tarefa de uma coluna para outra, basta arrastá-la com o ponteiro do mouse.