Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Super Mario Kart e Mortal Kombat entram para o Hall da Fama dos videogames

Por| 02 de Maio de 2019 às 22h10

(Imagem: Acervo/Nintendo)
(Imagem: Acervo/Nintendo)
Continua após a publicidade

O Museu Nacional de Jogos (National Museum of Play) nomeou Mortal Kombat, Super Mario Kart, Colossal Cave Adventure e Microsoft Solitaire como os quatro games eleitos deste ano para o Hall da Fama dos Videogames. Sim, estamos falando do Paciência do Windows.

Pelas palavras do próprio museu, “os quatro jogos impactaram significativamente a indústria dos videogames, a cultura pop e a sociedade em geral”. Vale citar que Mortal Kombat e Mario Kart estabeleceram franquias extremamente bem sucedidas e que ainda seguem atuantes no setor: Mortal Kombat 11 foi lançado na última semana (leia a nossa crítica) e Mario Kart 8 ainda segue com bons números de vendas, além de uma versão mobile do jogo estar planejada para este ano.

Os quatro vencedores que entraram no Hall da Fama dos videogames em 2019:
Os quatro vencedores que entraram no Hall da Fama dos videogames em 2019: Mortal Kombat, Super Mario Kart, Microsoft Solitaire e Colossal Cave Adventure (Imagem: Divulgação/National Museum of Play)

Já sobre o Paciência, o museu também explica: “O Microsoft Solitaire atende a todos os critérios para o Hall da Fama: influência, longevidade, abrangência geográfica e status de ícone. Entretanto, ele é comumente ignorado — talvez por ser uma versão digital de um jogo centenário e por ser tão comum que as pessoas o dão por garantido”. E, bem, antigamente (na era pré-Windows 95, especialmente) era ele ou Campo Minado, certo?

Colossal Cave Adventure é um jogo, porém, que não deve vir à memória da maioria: tratava-se de um game em texto lançado em 1976 e que, segundo o museu, “ainda oferecia um reino completamente inteligente para ser explorado, com tesouros para encontrar e puzzles para resolver. Isso pavimentou o caminho para um gênero inteiro de jogos de fantasia e aventura, além de ter inspirado outros títulos pioneiros, como Adventureland e Zork".

Os quatro vencedores superaram outras opções para este ano, incluindo Half-Life, Asteroids, Call of Duty, Dance Dance Revolution, King's Quest, Metroid, Minecraft e Ms. Pac-Man. Vale citar: todos eles foram finalistas em anos anteriores.

Em 2018, os quatro vencedores foram Final Fantasy VII, John Madden Football, Spacewar! e Tomb Raider. No anterior, o destaque ficou para Street Fighter II, Pokémon Red & Blue, Halo: Combat Evolved e Donkey Kong.

Fonte: World Video Game Hall of Fame