Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022

Por| 05 de Setembro de 2018 às 10h04

Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022
Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022
Continua após a publicidade

Quando falamos na corrida espacial, comumente pensamos nas missões protagonizadas por Estados Unidos e a finada União Soviética durante a Guerra Fria, ou em exemplos mais recentes, como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos. Bom, podemos adicionar a Índia nessa bagunça, ainda que de uma forma mais colaborativa.

Segundo informações da Nature, o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, anunciou recentemente que a Índia pretende enviar uma missão tripulada ao espaço até 2022. O anúncio pegou os entusiastas e profissionais do estudo espacial do país de surpresa, visto que a exploração espacial nunca teve grande apoio político por lá. Ainda assim, especialistas dizem que é possível obedecer a um prazo tão apertado.

Índia quer levar três astronautas ao espaço até 2022 (Imagem: Daily Express)
Índia quer levar três astronautas ao espaço até 2022 (Imagem: Daily Express)

Para avaliar a própria capacidade de comandar algo dessa magnitude, o Indian Research Space Organisation (ISRO), entidade competente ao setor na Índia, planeja lançar duas missões de pequeno porte, não-tripuladas, à baixa órbita terrestre. O objetivo é testar os próprios recursos técnicos para, até 2022, enviar uma missão tripulada com três astronautas indianos ao espaço, por cinco a sete dias. O custo de todo o programa deve ficar em aproximados ₹100 bilhões (cem bilhões de rúpias, algo como US$ 1,4 bilhão).

“[O anúncio] Veio como uma surpresa para nós”, disse o chairman da ISRO, Kailasavadivoo Sivan. “Mas a nossa agência pode atingir esse objetivo com o auxílio de outros países”. O especialista em política espacial da Universidade George Washington, John Logsdon, concorda: “É possível executar um programa espacial mais básico em curto período de tempo”. Se bem-sucedida, a Índia se juntará à Rússia, EUA e China no rol de países que já enviaram missões tripuladas para fora da Terra.

Fonte: Nature