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Google seleciona projetos jornalísticos inovadores e dá apoio de até R$ 1 milhão

Por| 06 de Junho de 2019 às 21h30

Google seleciona projetos jornalísticos inovadores e dá apoio de até R$ 1 milhão
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A Google abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para o primeiro Desafio de Inovação Google News Initiative (GNI) da América Latina. Serão selecionadas iniciativas que tenham foco em garantir a sustentabilidade do "ecossistema de notícias" a partir do desenvolvimento de novos modelos de negócios e produtos.

Podem se candidatar nativos digitais, startups, ONGs, veículos tradicionais, canais de televisão e freelancers com projetos inovadores. As inscrições podem ser realizadas no site do desafio até o dia 23 de julho, mas a Google pede que candidatos não se apressem para preencher o formulário online. "A janela de aplicação dura sete semanas. Aproveite esse tempo para documentar sua inscrição da forma mais completa possível e faça o download da lista de perguntas com antecedência. Todas as candidaturas elegíveis enviadas dentro do prazo serão analisadas".

A Google News Initiative foi lançada em março de 2018 em um esforço global para auxiliar o jornalismo a prosperar na era digital, diz a empresa. De acordo com a gigante, ao longo do período foram desenvolvidos projetos com mais de 350 empresas de imprensa de 70 países. "Essas organizações precisam de recursos para experimentar e inovar, criando novas formas de atender às necessidades de sua audiência na era digital. A maioria dos consumidores de serviços de imprensa na América Latina já acessa notícias (impressas ou em vídeo) pela internet", disse o diretor do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.

Marco Túlio Pires, Coordenador do Google News Lab no Brasil
Marco Túlio Pires, Coordenador do Google News Lab no Brasil

Quando apresentar a proposta, o candidato deve mostrar métricas claras de sucesso e uma avaliação do possível impacto financeiro, nos casos em que isso for relevante. Além disso, a candidatura deve ser realizada em inglês. "É importante que os projetos tragam resultados positivos não só para o próprio veículo, mas também considerem o ecossistema da imprensa como um todo. Pensando nisso, projetos colaborativos apresentados por duas ou mais organizações de imprensa receberão atenção especial", comentou Pires.

O executivo também entra no time da Google que vai avaliar as propostas. "Para garantir que toda a imprensa da América Latina aproveite os resultados, vamos produzir estudos de caso e compartilhar os conhecimentos gerados a partir de cada projeto com toda a indústria", explicou Pires. As propostas selecionadas pelo time da Google receberão até R$ 1 milhão como apoio financeiro.

A Google também anunciou a criação da Incubadora Jornalística de Nativos Digitais, um projeto piloto pioneiro no Brasil que vai oferecer mentoria e espaço físico no Google for Startups Campus em São Paulo para equipes que estão criando empresas jornalísticas digitais do zero. Elas receberão acesso a produtos e mentores da Google e especialistas da área e recursos para acelerar o desenvolvimento dos seus negócios, de modo que elas tenham mais chance de serem sustentáveis. A incubadora vai iniciar suas atividades no final de 2019.

Fonte: Google