Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vidro é transformado em espécie de aço e isso pode salvar a tela do seu celular

Por| 10 de Outubro de 2019 às 15h00

Zozoom
Zozoom
Continua após a publicidade

Se você já teve o azar de derrubar seu smartphone no chão, é possível que conheça a sensação de pegar o aparelho e ver a tela rachada. Mas anime-se! Esse tipo de perrengue pode, daqui um tempo, ser coisa do passado, graças a descoberta de pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, de Nova York. Liderados por Yunfeng Shi, professor da instituição, a equipe encontrou uma maneira de tornar o vidro muito mais resistente, igual o aço, segundo artigo publicado na revista Nano Lett.

O vidro usado na maioria dos smartphones disponíveis no mercado pertence à família dos óxidos, na qual cada átomo de silício se liga a quatro átomos de oxigênio. Esse tipo de ligação é responsável pela criação de um vidro rígido, que não permite deformações. Em outras palavras, quando um estresse externo é aplicado, como o impacto de uma queda, ele se quebra. Ou seja, a culpa é do excesso de rigidez!

O que o pesquisador Shi e seus colegas descobriram, através de simulações moleculares, foi que o vidro de sílica, produzido com a compressão de nanopartículas de sílica reunidas, pode ser esticado até 100% mais sem quebrar, ou seja, ganha maleabilidade.

Imagem que um dia pode ficar no passado com as novas descobertas da tecnologia 
Imagem que um dia pode ficar no passado com as novas descobertas da tecnologia 

Essa capacidade elástica dá uma resistência inédita ao vidro, como se fosse um prédio à prova de terremotos que, ao invés de serem mais rígidos, são maleáveis e capazes de acompanhar os abalos sísmicos. Dessa maneira, conseguem resistir a desabamentos.

Os pesquisadores também descobriram que a ductilidade, o grau limite permitido de deformação, aumenta quando o silício se liga a cinco átomos de oxigênio, em vez de quatro. Essa nova estrutura é conhecida por silício quíntuplo.

A descoberta permite que o vidro suporte mais carga (e quedas), sem trincar. Além de nossos telefones, o potencial dessa descoberta se estende a muitas áreas, como a construção civil. Para o professor, "este vidro é tão rígido quanto o aço” e, caso seja temperado, pode vir a substituir, de fato, o aço. Afinal, ele tem uma estrutura densa que pode resistir a compressão.

O desafio da equipe do Instituto Politécnico Rensselaer, agora, é desenvolver o material de maneira transparente e o testar na prática, em laboratório. Desastrados de plantão: torçam para esse vidro dar certo!

Continua após a publicidade

Fonte: Phys Org