5 motivos para NÃO comprar o Mitsubishi Eclipse Cross 2023
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 30 de Outubro de 2022 às 09h00
O Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é um ótimo carro e isso é inegável. Confortável e bem equipado, ele tem predicados suficientes para incomodar os líderes do mercado entre os SUVs médios, mesmo sem a pretensão de brigar pelo título de mais vendido.
- Review Mitsubishi Eclipse Cross 2023 | Um estranho no ninho
- 5 motivos para COMPRAR o Mitsubishi Eclipse Cross
Mas por ser um carro que beira os R$ 250 mil, o Eclipse Cross, em sua versão topo de gama, a HPE-S S-AWC, tem alguns pecados "mortais" que não deveriam estar ali e que geram um certo incômodo, principalmente se levarmos em consideração alguns rivais de preço equivalente ou até mais em conta.
Com isso em mente, o Canaltech listou 5 motivos para você não comprar o Mitsubishi Eclipse Cross 2023.
5. Desempenho
Se na cidade o motor 1.5 turbo de 165cv e 25,5 kgf/m de torque vai bem, na estrada não tivemos a mesma sensação. A relação com o câmbio CVT que simula oito velocidades deixa o carro mais moroso, voltado para o conforto, e não necessariamente para a agilidade e ultrapassagens.
Não chega a ser irritante ou perigoso, mas deixou a desejar sim.
4. Não é flex
O Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é fabricado em solo brasileiro, na planta de Catalão/GO. É um projeto bem pensado, tem suas valências, é munido de um bom motor, mas que, infelizmente, não é flex. Isso poderia lhe conferir um pouco mais de desempenho e dar ao consumidor a opção óbvia de abastecer com etanol, caso queira.
3. Acabamento
Muito embora o acabamento do Mitsubishi Eclipse Cross 2023 não seja ruim, ele fica abaixo de outros carros dessa categoria. Há, sim, uso de material sensível ao toque no painel e portas, mas a disposição da cabine não é das mais agradáveis e há alguns gargalos, como a localização das entradas USB, uma das piores que já vimos.
Há, também, o uso de black piano no console central, mas que, com o tempo, pode deixar marcas de uso irreversíveis, degradando a aparência.
2. Consumo
Motor turbo, câmbio CVT e movido à gasolina poderia ser a receita perfeita para um bom consumo, certo? Errado. Ao menos em nossos testes, as médias do Mitsubishi Eclipse Cross 2023 não foram das melhores. Na cidade, chegamos na casa dos 8,5 km/l, enquanto na estrada beiramos os 10 km/l.
1. Central multimídia
A Mitsubishi fez a opção de montar o Eclipse Cross 2023 com uma central multimídia da JBL. O som é de ótima qualidade, é verdade, mas a tela é muito pequena e o sistema é pouco intuitivo, deixando o SUV bem atrás de rivais do segmento quando o assunto é multimídia e conectividade.