Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad

Por| 19 de Julho de 2019 às 10h11

Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad
Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad
Spotify
Tudo sobre Spotify
Continua após a publicidade

Os usuários de iPad há muito esperavam que o Spotify, principal aplicativo da atualidade para ouvir músicas, pudesse ser utilizado sem que fosse necessário deixá-lo em tela cheia, sem poder mexer em outros aplicativos ao mesmo tempo. Felizmente, graças à mais recente atualização do app, essa função de multitarefas passou a entrar em vigor.

A ideia de que esse recurso teria passado a existir veio à tona quando um usuário do Reddit compartilhou o seguinte relato: "Acabei de ler que a versão 8.5.14 do aplicativo do Spotify vai ter suporte para Split View/Multitarefa no iPad. Já era hora de muitas pessoas reclamarem da falta de suporte para esse recurso que está disponível desde o iOS 9. Alguém já tem esse recurso disponível em seus iPads atualizados? Eu ainda não tenho, mas deve ser uma questão de tempo agora".

Em seguida, o portal norte-americano The Verge procurou um porta-voz do Spotify para esclarecer as coisas, e esse novo recurso do app para iPad foi confirmado: "Podemos confirmar que o Split View para Spotify está agora disponível para todos os usuários do iPad. Nosso objetivo é melhorar continuamente a experiência do Spotify em todas as plataformas".

Mas o que é Split View e Slide Over?

Basicamente, esses recursos permitem que o usuário consiga acessar dois aplicativos ao mesmo tempo, sem a necessidade de fechar um para abrir outro. A diferença entre o Split View e o Slide Over está na disposição das duas telas que são acessadas.

No caso do Slide Over, a utilização de um aplicativo ocupa apenas 1/4 da tela, podendo interagir somente com o aplicativo aberto na lateral, o que acaba sendo ideal para interações rápidas. Já o Split View permite a utilização de dois aplicativos em 50% da tela cada, podendo interagir com ambos aplicativos. Ele normalmente é usado por quem precisa consultar conteúdos de um lado e redigir textos do outro, por exemplo.

Spotify na função multitarefa

Como o Spotify é um aplicativo cuja finalidade é somente fornecer música ao usuário, simplesmente não fazia sentido que ele tivesse de ocupar a tela toda, e isso acabava prejudicando os usuários de iPad, principalmente porque esse recurso de utilizar dois apps ao mesmo tempo não é novo (surgiu em 2015) e salva a vida de muita gente.

Continua após a publicidade

Caso você não tenha certeza de que a sua versão do Spotify é a mais recente, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito da página inicial do Spotify e procure onde está escrito "Sobre". Abaixo, estará o número da versão do seu aplicativo. A mais recente é a 8.5.14.816.

Se você tiver a versão atualizada do Spotify e quiser usar o recurso Slide Over, adicione o Spotify ao dock do iPad e abra enquanto ainda estiver usando um aplicativo diferente, e o Spotify vai passar a ocupar apenas 1/4 da sua tela. Entretanto, se você preferir acessar o aplicativo por meio do recurso Split View, toque e arraste a janela de visualização do Spotify para o topo da sua tela, que então ficará dividida entre o Spotify e o outro aplicativo que você estiver utilizando.

Fonte: The Verge