Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onde fica a lixeira do WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2023 às 15h40

Anton/Pexels
Anton/Pexels
WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp
Continua após a publicidade

Diferente do convencional visto no Windows e no Google Drive, a “lixeira” do WhatsApp é um sistema diferenciado para gerenciamento de conversas e arquivos excluídos pelo usuário. Esse local reservado nada mais é que o tradicional backup no celular ou em contas de serviços de armazenamento na nuvem.

Onde acessar a lixeira do WhatsApp?

Uma vez que utiliza sistema de backup para armazenar conversas e arquivos excluídos pelo usuário, o WhatsApp não dispõe de um sistema de lixeira tradicional. Nesse caso, o mensageiro da Meta mantém a função de segurança de dados ativa enquanto registra tudo o que acontece na sua conta — incluindo os itens apagados.

Sendo assim, você consegue ter acesso a conteúdos deletados somente se o backup do aplicativo tiver gravado as conversas, fotos, vídeos, áudios etc. Apesar de o recurso vir habilitado por padrão, vale avisar que isso não acontece em toda conta e pode ser que o seu backup esteja no modo manual.

Caso você não tenha usado o recurso para salvar as últimas conversas, é bem provável não encontrar os dados que deseja recuperar no backup.

Como restaurar o backup do WhatsApp

Já que o WhatsApp não tem lixeira, o jeito é recuperar suas mensagens e arquivos deletados através do sistema de backup do aplicativo (e rezar para a função ter registrado o que você estiver procurando).

Continua após a publicidade

É bom alertar que, ao restaurar arquivos antigos, você pode perder conversas e dados mais recentes. Nesse caso, se você tiver apagado mensagens no aplicativo e realizado um novo backup, o procedimento substitui o backup antigo e, com isso, remove as conversas deletadas também da cópia de segurança.

Portanto é importante analisar com cautela se realmente vale a pena ou não recorrer ao backup do WhatsApp para ter acesso a conteúdos apagados.

Outro aviso é checar se há um ponto de restauração registrado no seu número. Se você encontrar um backup ativo, é sinal que existem dados antigos que podem ser recuperados.

Em seguida, basta você deletar o seu aplicativo e seguir o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Baixe novamente o WhatsApp (Android | iOS);
  2. Abra o app e digite seu número de celular;
  3. Informe o código enviado por SMS e a senha PIN se for o caso;
  4. Toque em "Restaurar" para o backup encontrado;
  5. Toque em "Avançar" ao fim da restauração.
Como o WhatsApp não tem lixeira, você deve recuperar mensagens e arquivos deletados através do backup (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Como o WhatsApp não tem lixeira, você deve recuperar mensagens e arquivos deletados através do backup (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

O método funciona somente nos aplicativos para Android e iOS, pois as versões web e para Windows ou macOS espelham a conta do celular.

E as dicas não param por aqui, pois existem outras formas de recuperar conversas apagadas no mensageiro.