Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o phyphox, app que transforma seu smartphone em um laboratório mobile

Por| 20 de Agosto de 2018 às 15h45

Phyphox
Phyphox
Continua após a publicidade

Smartphones hoje em dia já reúnem incontáveis funções que ajudam diferentes usuários em variadas tarefas. Mas além de serem computadores portáteis, eles podem também ser laboratórios portáteis. É possível medir a aceleração, campos magnéticos, o som, e até mesmo a pressão atmosférica. Para tal, basta utilizar aplicativos voltados a esse tipo de experimento, tais como o phyphox.

Este aplicativo de coleta de dados já está disponível para iOS e Android e permite que os usuários façam alguns experimentos interessantes utilizando todos os recursos possíveis de seus celulares. Um bom exemplo é relacionar a distância percorrida por uma bola quando está é jogada contra o chão e a velocidade alcançada pelo objeto.

O experimento da bola quicando requer apenas o aplicativo, o smartphone e, claro, uma bola. Depois de obter os três itens, é só fazer a bola saltar e fazer algum barulho quando atingir uma superfície. O app, que já deve estar iniciado nesse ponto, deve ser colocado perto do local que a bola atingiu para que o microfone capte o seu som.

O programa irá registrar todas as vezes que a bola quicar contra o chão e calcular a altura do salto. É possível também explorar a relação entre a distância inicial de queda e a altura de rejeição mesmo com diversas bolas, medindo assim o que muda de uma jogada para outra, se alcança a mesma altura ou a mesma energia, etc.

Medir a velocidade do som também é outro experimento que pode ser feito com o cronômetro acústico do phyphox, sendo necessário pelo menos dois smartphones para tal. Após coloca-los a uma distância conhecida (quanto mais longe, melhor), é necessário bater palmas ao lado de um. Este primeiro iniciará os temporizadores e, o outro, distante, fará o mesmo um pouco depois. Para parar, basta bater palmas do lado do segundo telefone.

Por fim, determinar a altura de um edifício também pode ser feito, desta vez com o barômetro do app. Funcionando um pouco melhor do que os GPS, o recurso medirá a pressão atmosférica em um elevador, por exemplo. O phyphox então registrará a mudança de pressão e, portanto, calcula a altura como uma função de tempo, usando dados registrados pelo acelerômetro.

Estes três, é claro, são apenas alguns dentre os diversos outros experimentos que podem ser feitos com a ajuda do aplicativo.

Continua após a publicidade

Fonte: Wired