Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android melhora acessibilidade para cegos com novo teclado digital em braille

Por| 10 de Abril de 2020 às 13h30

Google
Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google vem se dedicando mais para melhorar a acessibilidade do Android para os deficientes visuais e, entre as novidades recentes, temos a transcrição ao vivo de conversas ao redor do usuário e um amplificador de som, para deixar o áudio mais alto e claro. Nesta quinta-feira (9), a companhia começou a distribuir um novo teclado digital em braille.

Embora os teclados físicos em braille sejam amplamente populares, tanto em telefones quanto em tablets e computadores, a companhia observa que “pode ​​ser demorado conectar um dispositivo externo toda vez que você deseja digitar algo rapidamente” em um dispositivo móvel. A solução, então, vem na forma de um painel customizado com seis botões e ajuda do TalkBack, que é o Android descrevendo todas as suas ações em voz alta.

Android melhora acessibilidade para cegos com novo teclado digital em braille
Divulgação/Google

O teclado usa um sistema de seis botões, que, segundo a empresa, foi desenvolvido de acordo com as preferências dos usuários de braille e é tão simples quanto as opções tradicionais. No exemplo abaixo, você pode ver que, ao tocar no ponto “1”, o aparelho insere a letra “A”. “1” e “2” resulta em “B”, “1” e “4” digita a letra “C”. Combinando “1”, “4” e “5” sai a letra “D”, e por aí vai.

Para excluir letras é só deslizar o dedo para a esquerda, e para deletar palavras é só fazer isso com dois dedos; se quiser adicionar espaço, é só deslizar para a direita, e para incluir nova linha é só realizar a mesma ação com dois dedos. Para enviar o texto, você precisar arrastar o conteúdo com dois dedos para cima.

Android melhora acessibilidade para cegos com novo teclado digital em braille
Divulgação/Google

Quem quiser usar precisa acessar as configurações do telefone, acionar o menu “Acessibilidade” e ativar o TalkBack. Em seguida, você tem que selecionar o teclado em braille. Ao fazer isso, é possível treinar para pegar o jeito e até mesmo escolher o “nível 1”, caso não esteja familiarizado com o braille, e o “nível 2”, se já é um usuário avançado e quer usar abreviações.

A atualização faz parte do Android Accessibility Suite, disponível para Android 5.0 e versões superiores. Caso ainda não esteja disponível em seu telefone, é só aguardar mais alguns dias que ele logo vai aparecer nas opções.