SEGA lança "pager" que só manda emoji
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

A Sega anunciou recentemente o lançamento do seu Emojam, um dispositivo de comunicação voltado para o público infantil que permite uma comunicação bem básica, apenas com o envio de emojis. Com o formato de um pager, o gadget se destaca mais como um “brinquedo” do que, de fato, como algo comunicativo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Nada de chips de última geração nos EUA: Taiwan proíbe exportação da tecnologia
- Amazon quer óculos inteligentes para ajudar nas entregas
Os mais jovens talvez não esteja familiarizada com o termo, mas quem nasceu entre os anos 80 e 90 certamente se lembra dos “pagers” — dispositivos que permitiam uma comunicação bem simples, com envio de sinais entre os aparelhos para a troca de “alertas” ou textos simples, como um “me liga”. O funcionamento era por frequência de rádio.
O “pager” da Sega, porém, é ainda mais simples e permite a troca de até 5 emojis por mensagem. Com ele, não é possível mandar texto, fotos ou mensagens de voz, o que deixa claro que o público alvo é justamente o infantil.
E, pensando nisso, o dispositivo também tem um mecanismo de segurança que evita que qualquer um mande mensagem para o seu Emojam. Isso porque, para um dispositivo enviar emojis ao outro é preciso que os dois tenham se conectado de forma física previamente. Após isso, o envio dos emojis pode ser feito via Wi-Fi.
A Sega destaca que o aparelho permite a comunicação entre dois usuários ou até mesmo em grupos, com até cinco pessoas. De qualquer forma, o envio dos emojis também é limitado a cinco por “mensagem”, mesmo que seja em um grupo.
Outro ponto importante é que os emojis utilizados no gadget da Sega não fazem parte do consórcio Unicode, padrão utilizado em smartphones. Em vez disso, o Emojam tem “desenhos” próprios, que existem apenas no aparelho. Há, ainda, uma função que permite “customizar” as figurinhas ao unir duas já existentes.
O Sega Emojam foi lançado exclusivamente e não há informações sobre a chegada em outros países. Por lá, um dispositivo desses custa ¥ 7.150 — cerca de R$ 266 em conversão direta.
Fonte: FastCompany