Publicidade

Para que serve o cabo VGA

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Janeiro de 2020 às 17h30

Link copiado!

PxHere
PxHere

Cabo VGA é um tipo de conector entre computadores e monitores ou televisões. Foi criado em 1987, pela IBM, e seu nome representa a sigla “Video Graphics Array” (“Matriz de Gráficos de Vídeo”, em tradução livre para o português). Por muitos anos, foi muito utilizado em computadores de todo o mundo.

Função do cabo VGA

O cabo VGA, também conhecido como D-Sub, é responsável por conectar e transmitir imagens de um computador para um monitor ou televisão. Funciona de uma forma analógica, portanto não transmite áudios.

Continua após a publicidade

É composto por versões macho e fêmea, na qual a primeira possui 15 pequenos pinos, que são encaixados da segunda. Alguns modelos ainda são acompanhados de dois parafusos rosqueáveis, que auxiliam no encaixe.

Alternativa ao cabo VGA

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O cabo VGA é um modelo antigo e analógico, possuindo algumas limitações. Por conta disso, acabou sendo substituído em modelos mais novos de computadores e televisões pelo cabo HDMI.

O HDMI, cuja sigla significa “High Definition Multimedia Interface” (“Interface Multimídia de Alta Definição”, em tradução livre para o português), é um conector digital e capaz de transmitir áudio e vídeo em alta definição. Lançado em 2003, possui versões que transmitem conteúdo em resolução 1080p.

Por ser um conector digital e trazer uma melhor qualidade de reprodução, o HDMI dominou os dispositivos. Modelos mais recentes de computadores, monitores e televisões não possuem mais a entrada para cabo VGA, contendo apenas a opção para o de alta definição.

Continua após a publicidade

Você já utilizou um cabo VGA? Conte para a gente nos comentários!