Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O microfone do seu notebook não funciona? Saiba como solucionar

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Agosto de 2021 às 17h08

Link copiado!

O microfone do seu notebook não funciona? Saiba como solucionar
O microfone do seu notebook não funciona? Saiba como solucionar

Com a popularização cada vez maior de chamadas online por vídeo ou somente áudio, torna-se mais importante um bom funcionamento de dispositivos de captura de som, seja para reuniões empresariais, uma jogatina com amigos ou outros tipos de comunicação.

Se o microfone do notebook não está funcionando, algumas ações simples podem resolver o problema sem muita dor de cabeça. Dependendo do problema, intervenções diferentes podem ser feitas para que o som volte a ser captado. E, pensando nisso, o Canaltech separou algumas dicas simples que podem finalmente te fazer ser ouvido sem precisar apelar para o smartphone ou pedir o computador do coleguinha emprestado.

Vale notar que separamos as dicas usando o Windows 10 como sistema operacional, então outras versões do sistema ou mesmo outros sistemas podem ter passos diferentes.

Continua após a publicidade

Verificar entradas e dispositivos

Caso um dispositivo externo esteja sendo utilizado, o primeiro passo é verificar que as conexões estejam funcionando normalmente, seja em uma entrada P2 ou USB. A melhor forma de ter certeza que o problema está no dispositivo, e não na conexão, é simplesmente testar outros acessórios compatíveis com a entrada. Além disso, pode-se fazer o caminho inverso, ou seja, observar se o microfone funciona em outro notebook.

É uma solução simples, mas caso o problema seja resolvido com esse método, é possível evitar configurações internas desnecessárias no Windows.

Continua após a publicidade

Ver e editar permissões de acesso

Caso as entradas já tenham sido checadas, ou mesmo se o problema for no microfone interno do notebook, é possível que os programas e aplicativos utilizados estejam bloqueando o acesso ao microfone. Por isso, é preciso verificar primeiro se tudo o que você precisa está devidamente habilitado para acessar o microfone, seja o navegador por onde faz as chamadas, o jogo ou o próprio sistema.

Google Chrome

Para verificar o estado das permissões do navegador, primeiramente é preciso abrir as configurações, por meio do comando no canto superior direito.

Continua após a publicidade

Dentro da página de configurações, selecione Privacidade e segurança na lista à esquerda, depois basta rolar o menu para baixo até a seção que diz “Configurações do site”.

Na próxima tela, basta encontrar a seção “Permissões” e clicar em “Microfone”.

Continua após a publicidade

Na tela seguinte, é possível alterar o dispositivo padrão de microfone, assim como escolher se os sites podem pedir autorização para utilizá-lo ou se o bloqueio acontecerá automaticamente:

Mozilla Firefox

Continua após a publicidade

O caminho para encontrar as configurações sobre permissões de dispositivos é similar ao Google Chrome, com algumas pequenas distinções. Aqui, também é necessário entrar no menu de configurações pelo canto superior direito.

Em seguida, basta selecionar “Privacidade e Segurança” na lista à esquerda, e então encontrar as permissões de microfone. Clique em “Configurações...” para avançar.

Continua após a publicidade

Na sequência, uma janela se abrirá com a lista de todos os sites que já pediram permissão para usar o microfone. É possível alterar as permissões de cada um separadamente.

Microsoft Edge

O processo no navegador da Microsoft é bastante similar, e mais uma vez é preciso entrar nas configurações a partir do canto superior direito da tela.

Continua após a publicidade

Na página principal de configurações, basta selecionar “Cookies e permissões de site” no canto esquerdo, e “Microfone” na lista de permissões aplicadas.

É possível definir se o navegador pedirá autorização para uso do microfone ou se bloqueará automaticamente, assim como definir listas de sites que obtém a permissão ou que serão proibidos de captar sons.

Continua após a publicidade

Windows

Se outro programa estiver sendo utilizado, pode ser útil verificar as permissões do próprio Windows. Para isso, basta abrir o menu iniciar e a partir dele selecionar o menu de configurações.

Continua após a publicidade

Na sequência, é preciso clicar em “Privacidade”.

Dentro das configurações de privacidade, basta acessar a aba “Microfone”, no canto esquerdo da tela. Lá, é possível alterar os diferentes níveis de permissão que o Windows terá dos microfones do dispositivo. A primeira seção permite que o bloqueio aconteça por completo, e mais abaixo aparecem as opções de programas individualmente, tanto da área de trabalho quanto dos aplicativos baixados da Microsoft Store.

Continua após a publicidade

Atualizar drivers

Caso o problema não seja relacionado às permissões dos programas e aplicativos, uma solução pode ser atualizar os drivers de áudio. O processo é feito via Painel de Controle do Windows, basta pesquisar por “Gerenciador de Dispositivos” na barra de buscas do sistema e selecionar a primeira opção.

O Windows deve abrir uma janela com diversos dispositivos que o seu computador usa. O microfone aparecerá dentro da opção “Entradas e saídas de áudio”.

Em seguida, um clique com o botão direito do mouse abrirá um menu em que a primeira opção é a de atualizar driver.

Uma nova janela se abrirá, com a possibilidade de pesquisar drivers automaticamente ou procurar no próprio sistema. Em geral, é mais recomendado deixar o Windows encontrar a versão mais atualizada; mas caso ele não ache, sempre é possível procurar por instaladores de drivers nos sites das fabricantes dos dispositivos.

Reinstalar drivers

Caso o Windows não tenha conseguido atualizar o driver de áudio, ou mesmo se atualizou e o som ainda não tenha sido captado, pode ser necessário reinstalar o driver por completo.

Porém, antes de começar o processo de desinstalação do driver atual, é interessante já deixar o instalador do driver baixado e preparado para abertura. Os drivers de áudio da Realtek são compatíveis com vários notebooks Windows, mas também é possível encontrar instaladores compatíveis no site das fabricantes, basta procurar pelo modelo específico do seu notebook.

Para desinstalar o driver, o caminho é similar ao processo de atualização: pelo gerenciador de tarefas, selecione o microfone dentro da seção “Entradas e saídas de áudio”, clique com o botão direito para abrir o menu de opções e selecione “Desinstalar dispositivo”.

O executável de instalação do driver novo pode ser diferente dependendo da fornecedora do driver, mas em geral é só seguir as instruções do aplicativo e lembrar de reiniciar o notebook ao final do processo.

Com a reinstalação concluída, basta fazer novamente os testes com o microfone, e se necessário checar novamente as entradas do dispositivo e permissões de aplicativos e programas.