Publicidade

Como recuperar o espaço original do seu pendrive

Por| Editado por Bruno Salutes | 15 de Janeiro de 2019 às 07h30

Link copiado!

Lasse Jensen/Unsplash
Lasse Jensen/Unsplash

Pendrives continuam sendo uma das ferramentas mais práticas por aí. De apresentações de última hora até discos de instalação do Windows e de diversas distros Linux, eles ainda são opções de primeira categoria.

Conforme opções mais modernas foram aparecendo, caso dos serviços na nuvem, acabamos utilizando menos nosso pendrives. Lembramos deles em casos específicos, procurando-os no fundo da gaveta. E aí... ele está corrompido, mostrando menos espaço do que realmente possui.

Isso acontece por diversos motivos, claro, não sendo algo particularmente raro. Basicamente o pendrive “dá pau”, funcionando normalmente, mas usando apenas o espaço informado. Como resolver? Será que dá para recuperar o espaço ou temos que jogar ele fora?

Na maioria das vezes é possível recuperar o espaço original, e vamos explicar no passo a passo abaixo.

Continua após a publicidade

Passo 1: Baixe o HDD LLF

O HDD LLF (Low Level Format) é um programa de formatação de basicamente qualquer tipo de dispositivo de armazenamento. Ele é gratuito para uso pessoal (limitado a 180 GB de formatação por hora), além de ser bastante intuitivo. Há duas opções: com instalador ou com executável (ou seja, não necessita de instalação).

Escolhemos a segunda para montarmos este tutorial, mas você pode optar pelo instalador, se preferir, especialmente se você costuma formatar pendrives e HDs externos com frequência.

Passo 2: Executar e formatar

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como estamos usando a versão gratuita, temos que selecionar a opção “Continue for free”.

Para nossa “sorte” nosso pendrive está de fato com um problema (com 8 GB e serial “000000”). Vamos selecioná-lo e clicar em “Continue >>>”.

Continua após a publicidade

Aqui temos algumas informações básicas, mas o que nos interessa mesmo é a aba “LOW LEVEL FORMAT”.

O truque aqui é deixar a opção “Perform quick wipe” desmarcada, permitindo que o programa faça uma formatação mais detalhada. Basta clicar em “FORMAT THIS DEVICE”.

E é isso! Dependendo do tamanho do seu pendrive o processo pode demorar bastante. A solução resolve a grande maioria dos possíveis problemas.