Notícias

Qual é o melhor Moto G para comprar em 2021

Por Felipe Junqueira | 29 de Julho de 2021 às 13h00

A Motorola mudou a linha Moto G em 2021 com o lançamento — até agora — de cinco modelos no Brasil, que têm desde especificações de entrada até processadores e câmeras poderosas. A atual geração, que podemos chamar de décima, se junta aos cinco modelos ainda disponíveis da nona, totalizando nada menos que dez smartphones para você escolher. Mas qual é o melhor Moto G?

Celulares são sempre desenvolvidos com um público-alvo em mente, e saber a quem cada modelo se destina ou qual é a característica principal de cada um é um passo essencial para você escolher o certo para o seu uso. O Canaltech testou todos os modelos disponíveis e elenca, a seguir, qual é o melhor com base em critérios como equilíbrio entre preço e entrega, potencial das câmeras, custo-benefício ou o mais barato que vale a pena, além de listar alguns que podem não compensar comprar agora.

Para quem não me conhece, eu já tenho cinco anos de experiência em jornalismo de tecnologia, cobrindo principalmente celulares. Já fui analista em outros veículos e conheço a família Moto G como a palma da minha mão. Além de o modelo original ter sido meu primeiro smartphone, eu testei nada menos que todas as gerações desde o Moto G4. Dos que estão disponíveis no mercado, só não tive a oportunidade de usar por algum tempo o Moto G 5G Plus, que é uma versão melhorada do Moto G 5G.

Você também pode conferir o vídeo do Canaltech que abordou apenas os modelos de décima geração para mostrar quais deles fazem sentido atualmente.

Apresentadas as minhas credenciais, vamos à lista.

Critérios de avaliação

Antes, porém, uma breve explicação de como a lista foi criada. Selecionamos quatro categorias, cada uma com um critério diferente para escolher o modelo vencedor. Para o melhor Moto G, foi escolhido aquele que entrega a melhor experiência para a maioria das pessoas. Além da qualidade do aparelho em si, também levamos em conta a longevidade, ou seja, quantas atualizações de software ele ainda vai receber.

A segunda categoria já é a de custo-benefício mesmo, em que a questão dos updates foi deixada um pouco de lado e consideramos as tecnologias embarcadas e o preço atual no varejo brasileiro. Já o melhor Moto G para fotografia e vídeo é aquele que, independente do preço, é o melhor em câmera e com experiência indiscutível para influenciadores, principalmente, pois poderão aproveitar os recursos para criar conteúdo nas redes sociais.

Por fim, a quarta categoria é a do melhor Moto G barato, ou seja, o modelo ainda disponível que vale a pena comprar e está com o preço mais baixo entre os 10 modelos. E para não dizerem que só falamos dos melhores, também citamos alguns que, em nossa opinião, não valem a pena comprar hoje.

Melhor Moto G

Moto G60 é o melhor celular da linha no momento (Imagem: Ivo/Canaltech)

O Moto G60 é o melhor Moto G que uma quantidade não muito absurda de dinheiro pode comprar atualmente, e está em tendência de queda no preço. Lançado em março deste ano, o aparelho chega muito próximo do Moto G100 em todas as características, e ainda traz uma tela com taxa de atualização de 120 Hz de bônus. Além de ter conjunto de hardware bastante poderoso e bateria com ótima duração.

Eu gosto de sinceridade, então posso admitir que esperava menos do aparelho no quesito câmera. Não é de hoje que este é um dos principais pontos fracos da Motorola, e o fato de trazer sensor de 108 MP me deixou com o pé atrás. Felizmente, o número não é só para atrair os incautos, e o dispositivo entrega ótimos resultados tanto com a principal quanto com a híbrida de super grande-angular com macro. A frontal também consegue fotos de ótima qualidade, além de gravar vídeos estáveis e bem nítidos.

Entre os pontos negativos estão a tela, cujo brilho é um pouco baixo para usar na rua, e as poucas atualizações de sistema prometidas — o modelo saiu com Android 11 e só deve receber o Android 12. São desvantagens presentes em todos os Moto G, então não é algo que o torne menos interessante que os “irmãos”.

Melhor Moto G em custo-benefício

Moto G 5G está pronto para o futuro e está com preço bom atualmente (Imagem: Ivo/Canaltech)

Se você quer comprar um ótimo Moto G e gastar pouco pensando no longo prazo, o Moto G 5G é o ideal. O celular está pronto para a próxima geração da banda larga móvel, e não vai precisar de atualização quando o 5G começar a se espalhar pelo Brasil. Além disso, é um aparelho muito bom em todos os quesitos, com hardware potente, ótimo conjunto de câmeras e bateria duradoura.

O problema é que ele saiu com o Android 10 e vai parar no Android 11 — que não recebeu até o momento de publicação deste texto. Se você faz questão de um Moto G provavelmente já está ciente disso, e dá para sobreviver bem com atualizações de segurança asseguradas até o segundo semestre do ano que vem. Depois disso, depende de você optar se vai segurar um aparelho desatualizado e por quanto tempo.

Melhor Moto G para foto e vídeo

Moto G100 é o mais completo da linha (Imagem: Ivo/Canaltech)

O Moto G100 é, facilmente, o melhor Moto G disponível hoje em termos de desempenho, mas tem preço elevado e não é para qualquer bolso. Agora, se você pretende comprar um smartphone para tirar muitas fotos e fazer vídeos, vale a pena fazer esse investimento a mais para ter, além de câmeras e hardware poderosos, alguns recursos extras.

Este modelo é o único da linha com suporte ao Ready For, uma funcionalidade da Motorola que transforma o celular em computador, para explicar de maneira breve. Você conecta o Moto G100 a uma tela, com um cabo USB-C para HDMI ou USB-C, e ele dá quatro opções: uma central multimídia, para reproduzir filmes e séries em serviços de streaming; um PC portátil, que pode se conectar a mouse e teclado Bluetooth; videochamadas, para realizar reuniões em vídeo; e acompanhamento de movimento. Este último recurso usa inteligência artificial para manter o usuário sempre enquadrado enquanto grava um filme de receita na cozinha, por exemplo.

Ou seja, o Moto G100 é, de longe, o Moto G mais completo da atualidade, e portanto o mais indicado para gravar vídeos. A câmera de 64 MP e a híbrida de super grande-angular e macro também fazem ótimas fotos, sem falar na frontal dupla, que permite captar ângulos mais abertos ou mais fechados.

Melhor Moto G barato

Moto G9 Play é o mais indicado para gastar pouco (Imagem: Ivo/Canaltech)

O orçamento está curto e você quer gastar o mínimo possível em um modelo que realmente valha a pena? O Moto G9 Play é o ideal para você. Este modelo fica devendo muito pouco ao Moto G30, por exemplo, e se iguala ao modelo mais novo em capacidade de processamento de dados e gráficos. A bateria tem alta capacidade e ótima duração.

Talvez a única perda seja no conjunto de câmeras, que é bem fraco comparado aos modelos mais caros — incluídos aí, também, todos os mais novos. Além disso, ele já recebeu a única atualização do Android que estava prevista, o 11, e só vai ter updates de segurança até setembro de 2022. Mas se a meta é economizar, o Moto G9 Play é a melhor opção, sem sombra de dúvida.

Quais Moto G não valem a pena

Moto G10 não tem hardware muito indicado para 2021 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Eu sempre digo que todo celular vai satisfazer alguém, independente de suas capacidades. Mas nem por isso eu recomendo todos, há modelos que eu não vejo muita razão em comprar. O Moto G10 é um deles, pois traz hardware muito básico para uma linha que tem como proposta entregar ótimos recursos em uma faixa de preço mais acessível.

Quando eu recebi a missão de escrever esta pauta, pensei no Moto G20 para não recomendar, mas o aparelho recebeu o grande diferencial dos celulares da Motorola — gestos de abrir a câmera com dois giros de pulso e ligar a lanterna com duas agitadas — e meus testes mostraram que é um aparelho razoavelmente confiável. Mas, considerando seu preço e o fato de que a Motorola não garante nenhuma atualização de sistema para ele, também pode figurar nesta lista.

Além desses dois modelos modernos, também não recomendo nenhum da oitava geração ou anterior. Já são aparelhos relativamente defasados para comprar em 2021, sem atualização de software há algum tempo e cujo preço não está realmente baixo para compensar a compra agora. Vale mais a pena investir no Moto G9 Play, se você quer um Moto G muito barato, ou uma das outras opções ainda em produção.

Outros Moto G que podem valer a pena

A lista abaixo contém todos os Moto G não mencionados em nenhuma categoria acima. Eles ainda podem ser boas opções de compra, desde que se encaixem na sua necessidade de uso:

Trending Canaltech

Meio ambiente

Os 10 animais mais bonitos do mundo

Meio ambiente

Projeção mostra imagens chocantes do mar engolindo cidades no futuro

Meio ambiente

Veja um "tsunami de lava" sendo expelido do vulcão Cumbre Vieja

Mais sobre Smartphone

iOS

Como colocar vídeos em apresentações do Keynote (iPhone, iPad e Mac)

CT NEWS

CT News — Novos MacBook Pro, Galaxy A73 com tela barata e mais!

iOS

Como reduzir movimentos na tela do iPhone