WWDC: Apple anuncia novidades para o CarPlay

Por Redação | 08 de Junho de 2015 às 19h20
photo_camera Reprodução/Apple

No palco da WWDC de hoje, Craig Federighi, um dos grandes nomes internos da Apple, anunciou que o painel inteligente CarPlay, lançado no ano passado e com capacidade de auxiliar o motorista na hora de fazer chamadas, usar mapas, ouvir músicas, acessar mensagens via comandos vocais ou toque, entre outras possibilidades de uso, vai ganhar novos recursos em breve.

Entre as novidades, a Apple anunciou que seu sistema agora poderá contar com telas maiores e de resoluções mais altas, o que deve facilitar seu uso. A principal mudança, porém, é que agora o CarPlay terá suporte a aplicativos produzidos pelas próprias montadoras de veículos, o que permitirá ao condutor do carro controlar acessórios e ferramentas do próprio automóvel através do painel inteligente.

Essa adição ao sistema significa que a interface da Apple permitirá ao motorista, por exemplo, controlar o ar-condicionado, o rádio ou outras funcionalidades através dela — isso, é claro, se as montadoras equiparem devidamente seus carros com os apps necessários.

Para um futuro próximo, Craig Federighi anunciou que o CarPlay funcionará de modo totalmente wireless, ou seja, a necessidade de plugar o iPhone ao painel assim que entrar no carro não existirá mais, e o próprio sistema dentro do carro vai reconhecer a aproximação do gadget na bolsa ou bolso do usuário. Na verdade, a opção de eliminar os fios já havia sido implantanda com o iOS 8.3, mas como nenhum carro atualmente tem suporte ao modo wireless, este tornou-se um projeto para breve.

Via The Verge.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.