WWDC 2015: veja algumas novidades do iOS 9 que podem ser apresentadas hoje

Por Redação | 08.06.2015 às 10:13
photo_camera reprodução/Forbes

Nesta segunda-feira (8) tem início a WWDC 2015, evento anual da Apple para desenvolvedores, cuja atração principal deve ser o anúncio do iOS 9, nova versão do sistema operacional mobile da Maçã. Espera-se que a nona geração traga algumas novidades interessantes para o mercado e algumas das ferramentas já vazaram antes do evento.

Force Touch

Este é, sem dúvidas, o mais conhecido e falado recurso do iOS 9 já revelado até agora. O Force Touch já está presente no Apple Watch e nos novos MacBook e MacBook Pro. Trata-se de um recurso que torna o aparelho mais sensível ao toque do usuário, sendo que a sensibilidade é tão grande que o dispositivo passa a reconhecer as diferentes pressões usadas na tela para fazer funcionar diferentes recursos, dependendo da intensidade do toque.

O Force Touch pode ser muito útil dentro do contexto já bastante minimalista da Apple e pode significar novos recursos na hora de rodar games, criar novos atalhos e lidar com opções de câmera, mas também pode significar problemas caso não seja implantado corretamente.

Proactive

Não é segredo também que a Apple quer reduzir sua dependência em relação ao Google e um dos vazamentos em relação ao iOS 9 é que o sistema deve contar com um novo serviço chamado "Proactive", nos moldes do Google Now.

De acordo com as informações vazadas até agora, o Proactive deve servir para cruzar informações de ferramentas como Siri, Contatos, Calendários, Passbook e outros aplicativos externos desenvolvidos por terceiros para criar um novo compilado de informações úteis para os usuários.

Apple Home

Desde que o HomeKit foi lançado no ano passado, a Apple deixou clara sua intenção de investir na Internet das Coisas e, para o iOS 9, um novo recurso chamado Apple Home deve fazer as vezes de conectar o usuário com alguns objetos usados no dia-a-dia. A ideia é que o Home possa agir como intermediário entre aplicativos de inteligência para objetos como cafeteiras, despertadores, portas, termostatos, entre outros.

Mudanças no visual

Embora seja algo esperado para um novo sistema, nunca é demais explorar o lado plástico de uma novidade. De acordo com informações obtidas até agora, o iOS 9 não deve receber reformas drásticas em relação à sua versão anterior, mas em pelo menos um ponto a mudança é garantida: a fonte. Implantada no iOS 7 e amplamente criticada pelos usuários desde então, a Helvetica Neue, considerada por muitos como sendo muito fina, deve dar lugar a uma nova fonte chamada "San Francisco", desenvolvida pela Apple especialmente para melhor legibilidade.

Naturalmente que uma nova fonte significa mudanças consideráveis no desenvolvimento do novo sistema e não é certeza de que a primeira versão do iOS 9 – a que deve ser apresentada na WWDC hoje – seja a definitiva. Ainda assim, é fácil afirmar que mais cedo ou mais tarde a San Francisco vai chegar ao iOS 9, uma vez que a fonte já está em uso no Apple Watch e no teclado da última geração do MacBook.

Além de todos os recursos citados, também é esperado que a nova versão do sistema operacional traga a correção de alguns dos bugs presentes no iOS 8. Para a alegria dos usuários, a Apple também promete um sistema mais veloz e que consuma menos bateria do que o predecessor.

Via Forbes