Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WWDC 2015: Apple apresenta novidades do Pay, Maps e News e faz história

Por| 08 de Junho de 2015 às 15h29

Link copiado!

WWDC 2015: Apple apresenta novidades do Pay, Maps e News e faz história
WWDC 2015: Apple apresenta novidades do Pay, Maps e News e faz história
Tudo sobre Apple

A tarde desta segunda-feira (08) foi recheada de novidades para os fãs da Apple, que não só puderam ver o que a empresa está aprontando para os próximos meses, como também a viram fazendo história na WWDC 2015 em São Francisco, Califórnia (EUA).

Apple Pay

Embora o Apple Pay não seja novidade para mais ninguém, foi na apresentação de novos parceiros do sistema de pagamentos móveis que a Maçã fez história: pela primeira vez desde que foi fundada, a companhia trouxe uma executiva para o palco de apresentações da marca. A escolhida foi Jennifer Bailey, que já trabalha há 10 anos na companhia e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de serviços para a internet.

Continua após a publicidade

Tim Cook prometeu e, pela primeira vez na história, a Apple trouxe uma executiva para o palco de uma conferência da empresa. Jennifer Bailey apresentou quais rumos o Apple Pay tomará a partir do próximo mês e confirmou a popularização do sistema de pagamentos (Imagem: Reprodução / Fortune)

Se ainda havia alguma desconfiança quanto o sistema de pagamentos móveis da Apple, Bailey tratou de espantá-los ao anunciar que a partir de agora o Pay será aceito em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais em todo o território norte-americano. Entre os novos parceiros, estão nomes notáveis até para nós, brasileiros, como Best Buy, Forever 21, Dunkin' Donuts e Lego.

"O Apple Pay é tão fácil de usar que nossos desenvolvedores estão nos dizendo que o nível de compras mais que dobrou nos últimos meses", afirmou a executiva, destacando a boa aceitação do sistema pelo público. A coisa está tão boa que Cupertino também fechou uma parceria com o Pinterest, que agora passará a exibir os chamados "pins compráveis", que permitirão ao usuário comprar um item específico das lojas Nieman Marcus e Macy's usando o Apple Pay.

A aceitação do sistema está tão boa que a Apple decidiu que é hora de expandir os horizontes e o lançará no Reino Unido já no mês de julho. Segundo a companhia, inicialmente 8 bancos das terras da rainha trabalharão com o sistema e um total de 250 mil estabelecimentos comerciais aceitarão a nova forma de pagamento.

Continua após a publicidade

Em sua expansão para os territórios britânicos, o Apple Pay passará a ser aceito até pelo transporte público da terra da rainha (Imagem: Reprodução / The Verge)

Para fechar sua participação histórica no evento da Maçã, Bailey também anunciou que a chegada do iOS 9 permitirá que os usuários adicionem cartões pré-pagos de lojas específicas e cartões fidelidade. O mais impressionante de tudo é que o usuário não terá que selecionar qual cartão usar, já que o sistema identificará o estabelecimento e selecionará tudo automaticamente.

Continua após a publicidade

Usuário só precisará cadastrar cartão fidelidade no Apple Pay e o sistema fará todo o resto, inclusive identificar o estabelecimento e selecionar o cartão mais apropriado (Imagem: Reprodução / The Verge)

Apple Maps

Após a participação histórica de Jennifer Bailey, Craig Federighi anunciou que a Apple continua trabalhando extensivamente para fazer com que os usuários deixem de depender do Google na hora de usar um aplicativo de mapas e passem a adotar, de uma vez por todas, a solução da casa.

O Apple Maps será atualizado com a chegada do iOS 9 e finalmente passará a contar com coordenadas de transportes públicos, algo que havia sido deixado de lado após a companhia substituir o Google Maps pelo Apple Maps em 2012. Desde aquela época os fãs da marca esperam por esse recurso e, aparentemente, ele finalmente chegará aos iGadgets.

Continua após a publicidade

Para compensar atraso, Apple aposta em recursos minimalistas para diferenciar Maps do Google, como, por exemplo, a indicação das saídas das estações do metrô (Imagem: Reprodução / TechCrunch)

Como sempre, por enquanto a novidade funcionará em sua totalidade apenas no território norte-americano, mais especificamente às cidades de Baltimore, Chicago, Nova Iorque, Filadélfia, São Francisco e Washington DC, que passarão a contar com orientações de ônibus, trem e metrô. Internacionalmente, apenas Londres, Toronto e Berlim contarão com o recurso de coordenadas de trânsito.

Vale lembrar que a novidade chega com sete anos de atraso em relação ao principal concorrente de Cupertino, o Google. Em 2008, a gigante das buscas foi a primeira a trazer algo do tipo para o iOS e, à época, já contava com suporte para mais de 100 países. Para compensar tamanho atraso, a Apple decidiu incluir alguns "extras" para agradar os usuários.

Continua após a publicidade

Entre esses "mimos" está, por exemplo, a exibição de pontos comerciais que aceitam o Apple Pay como forma de pagamento. Além disso, a empresa fez um bom trabalho ao exibir para o usuário todas as linhas de trem e metrô, além de todas as saídas das estações, assim que o usuário toca sobre uma delas no Maps. A Siri também está super informada sobre o transporte público e basta perguntar a ela qual trem ou metrô pegar para ir a uma localidade em específico.

Outro diferencial em relação ao concorrente é que o Apple Maps exibirá estabelecimentos comerciais que aceitam o Apple Pay como forma de pagamento (Imagem: Reprodução / The Verge)

Agora, resta saber se os usuários que já estão acostumados a usar o aplicativo de Mountain View vão migrar por completo para a prata da casa, que, aparentemente, agora está completa. Segundo Federighi, isso não será problema, já que o "Maps tem 5 bilhões de solicitações semanais", o que é "3,5 vezes superior que o outro aplicativo líder em mapeamento".

Continua após a publicidade

Apple News

Além de todas essas melhorias no Apple Pay e no Apple Maps, a empresa norte-americana aproveitou a tarde desta segunda-feira para anunciar um novo aplicativo: o News. Na verdade, a notícia não pegou praticamente ninguém de surpresa, já que vários rumores apontavam para o surgimento de um novo app deste tipo e o fim do Newsstand.

Susan Prescott foi a segunda executiva a subir a um palco da Apple e apresentou o novo app da empresa, o News (Imagem: Reprodução / Stuff)

Continua após a publicidade

Convidando a vice-presidente de aplicações Susan Prescott para subir ao palco, a Apple não só mostrou o novo aplicativo, como também fez história mais uma vez. Segundo Prescott, com o News, a ideia é trazer para os usuários notícias de veículos renomados de todos os lugares do globo numa interface totalmente personalizável - algo assustadoramente semelhante ao Flipboard.

Para os veículos, o News oferece possibilidades de tornar o conteúdo mais rico e atraente do que o normal. Numa demonstração, a executiva mostrou várias animações e gestos que podem ser usados para prender a atenção do usuário, além da experiência em tela cheia e fotos e vídeos que podem ser embutidos diretamente nos artigos e tocados "on the fly".

O News é extremamente semelhante ao Flipboard e já há quem diga que a Apple copiou o app concorrente na cara dura apenas o renomeou (Imagem: Reprodução / The Verge)

Continua após a publicidade

Do lado do usuário, ele não só poderá personalizar como desejar ver todo o conteúdo, como também quais quer acompanhar. Para isso, será possível listar tópicos e assuntos de maior interesse para que o News refine os resultados de suas buscas e, dessa forma, ofereça conteúdos mais relevantes para o gosto de cada um.

Para nós, brasileiros, resta esperar para ver quando o News chegará oficialmente pelas bandas de cá. Por ora, o aplicativo só será lançado nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Toda a experiência do News será em tela cheia e ele ainda oferecerá recursos de animações e fotos e vídeos inline para enriquecer o conteúdo e atrair o usuário (Imagem: Reprodução / The Verge)

Continua após a publicidade

Leia mais sobre o que rolou na WWDC 2015: