Galeria de fotos do iOS 10 tem inteligência artificial e pode reconhecer rostos

Por Redação | 13 de Junho de 2016 às 22h15

Como você provavelmente já sabe, hoje (13) foi o primeiro dia da conferência anual de desenvolvedores da Apple, a WWDC 2016. Durante o evento realizado em São Francisco, Califórnia, a Maçã mostrou uma série de novidades em seus softwares, e uma das mais interessantes ao usuário é um algoritmo adicionado ao aplicativo Fotos, do iOS. Com ele, o app consegue catalogar suas fotos por rostos, datas, lugares ou até mesmo tipos de imagem. Veja só:

iOS 10

Na imagem é possível ver uma busca por imagens de cavalos onde o aplicativo exibe diversas fotos do gênero, separando-as por data e localização (Foto: Reprodução/iMore)

O algoritmo que funciona de forma similar ao visto no Google Photos usa uma técnica chamada Reconhecimento Visual Avançado. Esse tipo de programação faz parte do aprendizado desenvolvido por uma inteligência artificial. Com ele, tanto o iOS quanto o aplicativo em si serão capazes de diferenciar cenários, rostos ou padrões presentes em várias imagens de uma vez, para então catalogá-las em álbuns automaticamente.

Segundo a Apple, o aplicativo vai usar todos esses dados para organizar melhor a sua galeria de imagens e ainda criar pequenos slideshows com o que você tiver capturado numa viagem ou ocasião especial. Assim como no aplicativo do Google, esses pequenos vídeos serão criados a partir de imagens mais antigas, numa forma de relembrar os melhores momentos capturados com o gadget. A função estará presente dentro do próprio app e se chamará "Memórias". Um nome bastante descritivo, não é?

iOS 10

Quando selecionada em qualquer dispositivo da Maçã, a aba 'Memórias' irá exibir apresentações com fotos de lugares ou eventos específicos. (Foto: Reprodução/The Next Web)

Se pensarmos em como cada vez mais os smartphones têm substituído as câmeras dedicadas na hora de tirar fotos, a função vem em belíssima hora. Quem possuir centenas de imagens em sua galeria, por exemplo, vai poupar bastante tempo ao procurar uma determinada imagem em uma série de outras que compartilham características visuais entre si.

A Apple também afirmou que a função chegará junto do iOS 10. A atualização é confirmada para todos os iPhones a partir do quinto modelo e todos os iPads a partir da quarta geração do gadget. A família iPad Mini receberá o update em todos os dispositivos, exceto o primeiro.

Via: The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.